Orzil News
Brasília, April 20, 2024 10:19 AM

TCE-RS: Municípios têm até sexta-feira para responder a questionário do MEC

Publicado em: 11/07/2018 15:07 | Atualizado em: 11/07/2018 15:07

Municípios têm até sexta-feira para responder a questionário do MEC

Data de Publicação: 10/07/2018 11:59

Foto Noticia

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS) emitiu uma correspondência aos Executivos gaúchos recomendando que respondam ao questionário do Ministério da Educação (MEC), que trata da busca ativa de crianças com idade entre 4 e 5 anos que estão fora da escola. O prazo para a adesão dos Municípios termina na próxima sexta-feira (13). A iniciativa atende a uma solicitação do Grupo Atricon-IRB que trata do acompanhamento da execução Plano Nacional de Educação (PNE).

O levantamento do MEC objetiva identificar a situação de cada ente quanto à adesão e implementação da estratégia de busca ativa por meio da plataforma desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM.

A intenção da iniciativa é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças que estão fora da escola ou em risco de evasão. A primeira meta do Plano Nacional de Educação estabelece que o Brasil deveria alcançar em 2016 a universalização das matrículas para crianças de 4 a 5 anos. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/2015),  apenas 90,5 %  da população nessa faixa de idade tem acesso à rede de ensino.

Por meio da busca ativa, Municípios e Estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.


Audiodescrição: a imagem tem o fundo verde. Sobre ela, no centro, está um calendário nas cores branca e vermelha e, à esquerda, há a representação de uma mão segurando um lápis azul que circula, em vermelho, uma data do calendário (fim da descrição).

REGISTRO AUT. 125985318082018/ORZIL


Como Responder Diligências e Notificações dos Órgãos de Controle (TCU e CGU)

Ênfase em convênios e instrumentos correlatos; enfoque em dois prismas: na perspectiva de quem baixa diligências (auditor); e na de quem as responde (gestor).

23 e 24 de agosto de 2018 / Brasília – DF