Orzil News
Brasília, April 25, 2024 4:09 AM

TCE/TO divulga relação de obras paralisadas no Tocantins

Publicado em: 01/11/2018 12:11 | Atualizado em: 01/11/2018 12:11

TCE/TO divulga relação de obras paralisadas no Tocantins

TCE/TO divulga relação de obras paralisadas no Tocantins

Mais de 500 não foram concluídas.

A relação de todas as obras paralisadas no Estado e nos 139 municípios foi divulgada pelo Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), na tarde desta terça-feira, 30. A medida atende ao disposto na Resolução 464/2018, aprovada pelo Pleno do TCE/TO, no último dia 10.

A decisão teve origem no Requerimento nº 10/2018, apresentado pelo vice-presidente do TCE/TO, conselheiro Severiano Costandrade, então no exercício da presidência, que trata da necessidade da verificação de todas as obras paralisadas no Estado do Tocantins e seus municípios.

O levantamento foi realizado pela Coordenadoria de Análise de Atos, Contratos e Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia (CAENG), que constatou um total de 506 obras paralisadas, dentre elas, a construção de escolas, creches infantis, Unidades Básicas de Saúde (UBS), reforma de ruas e avenidas, construção de Unidades Habitacionais, entre outras.

Os dados foram obtidos a partir das informações encaminhadas pelos jurisdicionados ao Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública, módulo Licitações Contratos e Obras (SICAP-LCO).

O intuito é que os jurisdicionados apresentem justificativas a respeito das irregularidades, em cumprimento ao art. 45 da Lei de Responsabilidade Fiscal.


Confira aqui o relatório.


Reunião STF

A questão das obras paralisadas no País foi tratada em reunião dos representantes de todos os Tribunais de Constas dos Estados e de Municípios brasileiros com o ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 25, em Brasília. O presidente, do TCE/TO, conselheiro Manoel Pires dos Santos, participou do encontro.

De acordo com o presidente da Atricon, conselheiro Fábio Nogueira (TCE/PB), um cenário preliminar indica a existência de cerca de 15 mil obras paralisadas no país. São construções estruturantes, como pontes, estradas e viadutos, e de serviços públicos essenciais como Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento, escolas, creches, dentre outros.

Entendendo a Nova Legislação de Convênios – Curso especial com Auditor Federal de Controle Externo do TCU
– 22 e 23 de novembro de 2018 / Brasília – DF
Curso Completo com foco no Decreto nº 8.943 – 27.12.2016 e Portaria Interministerial nº 424 – 30.12.2016: celebração, execução, fiscalização, prestação de contas e tomada de contas especial – TCE. Inclui a nova Portaria Interministerial nº 235, de 23 de agosto de 2018.
Informações Completas+