Orzil News
Brasília, April 25, 2024 11:18 PM

TCU apresenta mais uma etapa do projeto Força Tarefa Cidadã

Publicado em: 10/08/2021 09:08
Até setembro, estão previstas avaliações de mais de 2,3 mil municípios brasileiros. O objetivo é verificar se os municípios cumprem as normas previstas na Lei de Acesso à Informação e outros requisitos da transparência pública
Por Secom TCU

MicrosoftTeams-image _7_.png

Nesta quinta-feira (12/8), das 14h às 15h, o TCU apresentará a prefeitos e gestores municipais a agenda de trabalho para agosto e setembro do projeto Força Tarefa Cidadã. O projeto tem a parceria das Redes de Controle nos estados e do Observatório Social do Brasil. Para o período, estão previstas a avaliação da transparência pública de mais de 2,3 mil municípios em oito estados.

O trabalho será executado por avaliadores voluntários capacitados por equipes de auditores do TCU, da Controladoria Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS). O objetivo é verificar se os municípios disponibilizam e cumprem as normas previstas na Lei de Acesso à Informação (LAI), além de outros preceitos da transparência pública.

É importante a participação de prefeitos, controladores e ouvidores para que sejam conhecidos os critérios de avaliação, além da preparação do município para alcançar bons resultados. A programação prevê uma rodada de esclarecimento de dúvidas.

O encontro terá a participação da presidente do TCU, ministra Ana Arraes; do ministro da CGU, Wagner Rosário; do secretário-executivo da Rede de Controle, Marcio Emmanuel Pacheco; do presidente do Conselho Superior do Observatório Social do Brasil, Raul Groppo; e do presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski.

Sobre o Força Tarefa Cidadã

Nasceu durante a pandemia da Covid-19 diante da necessidade de transparência nas compras públicas a partir da flexibilização dos processos licitatórios previstos na Lei 13.979/2020.  A Força Tarefa engloba um conjunto de ações de monitoramento de portais de transparência realizado por voluntários e técnicos. O foco é a disponibilização de informações e documentos relativos às despesas efetuadas por estados e municípios no enfrentamento à Covid-19.

Sobre o evento

O quê: Força Tarefa Cidadã – Compromisso pela Transparência Pública

Dia: Quinta-feira (12/8)

Hora: Das 14h às 15h

Onde:  Canal do TCU no Youtube 

Não é necessário credenciamento ou inscrição prévia.

Serviço

Atendimento ao cidadão – e-mail: [email protected]

Atendimento à imprensa – e-mail: [email protected]

fonte TCU