Orzil News
Brasília, March 28, 2024 9:42 PM

TCU apresenta resultados de 2021 de forma integrada

Publicado em: 27/05/2022 16:05 | Atualizado em: 27/05/2022 16:05
O documento oficial de prestação de contas do TCU foi entregue durante a sessão plenária desta quarta-feira (25/5) e mostra o desempenho do Tribunal ao longo do último ano

foto 240x180_externo_VV.png

A presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministra Ana Arraes, apresentou ao Plenário na quarta-feira (25/5) o Relatório de Gestão referente a 2021, no formato de Relato Integrado. O documento oficial de prestação de contas do TCU, entregue durante a sessão plenária, mostra o desempenho do Tribunal ao longo do último ano e serve de modelo para a administração pública em geral. A tendência é que a Corte de Contas unifique, a partir deste ano, as informações seguindo esse padrão de documento mais enxuto, com apresentação de dados de forma mais simples e linguagem que seja compreendida com mais facilidade pelo cidadão.

Clique aqui para acessá-lo

O pensamento introduzido pelo modelo do Relato Integrado leva em consideração a conectividade e as interdependências de uma gama de fatores que afetam a capacidade das organizações de gerar valor ao longo do tempo. Com ele, é possível verificar se os órgãos públicos estão sendo capazes de cumprir sua missão institucional e se os recursos postos a sua disposição, a exemplo de pessoal, conhecimento, inovação, relacionamento, comunicação, tecnologia e segurança da informação, logística, sustentabilidade, orçamento e finanças têm produzido o impacto e os resultados esperados pelo cidadão.

Entre as vantagens do Relato Integrado, está a apresentação de dados focados na cadeia de valor e no modelo de negócio da organização. “A cadeia de valor apresenta, de maneira simples, direta, em uma única imagem, quais são os grandes valores e resultados que o Tribunal se propõe a entregar para o cidadão e para a administração pública, e quais são os processos de trabalho finalísticos e corporativos que permitem essa entrega. Além disso, apresenta de que forma os recursos são alocados para permitir a geração de valor”, explicou o diretor de Planejamento e Gestão da Estratégia Institucional (Diplan), Leonard Renne Guimarães Lapa.

As entregas a serem feitas pelo TCU foram divididas em quatro grandes valores: Transparência e credibilidade das contas públicas; Segurança jurídica e econômica de atos e contratos; Eficiência, eficácia e efetividade da administração e das políticas públicas; e Integridade na gestão pública.

No TCU, a elaboração do Relatório de Gestão, coordenada pela Secretaria-Geral Adjunta de Administração (Adgedam) e pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (Seplan), foi feita a várias mãos. Todas as secretarias gerais contribuíram para definir a sistemática, normatizar o processo e, enfim, produzir a atual versão do Relato.

                                                               ​​​​​​​                                                           

“O interessante do relato integrado é que não apresenta uma visão única, de uma única área. Ele mostra uma imagem conectada da organização como um todo, de como os esforços foram conjugados para alcançar os resultados esperados”, contou Leonard Renne.

                                                              ​​​​​​​ ​​​​​​​                                                           

Outro ponto importante destacado por Leonard é o alinhamento de expectativas já no início do ano entre a organização, os servidores, as equipes e a sociedade de forma geral. “O trabalho fica muito menos burocrático. Simplifica porque você dilui as atividades a serem relatadas ao longo do ano. Além disso, no início de determinado exercício você já tem uma visão muito clara, a partir do planejamento do Tribunal, do que é o mais importante, mais relevante e o que merece atenção para ser acompanhado e relatado ao final do exercício.

Serviço

Atendimento ao cidadão – e-mail: [email protected]

Atendimento à imprensa – e-mail: [email protected]