Orzil News
Brasília, March 29, 2024 12:47 AM

TCU realiza primeira capacitação em Auditoria de Contas Anuais

Publicado em: 06/04/2021 11:04 | Atualizado em: 06/04/2021 11:04
Iniciado em agosto de 2020 e concluído em março de 2021, o curso “Auditoria de Contas Anuais: Financeira Integrada com Conformidade” teve por objetivo a implementação do novo marco regulatório da prestação, auditoria e certificação de contas anuais introduzido pela IN-TCU 84/2020. O treinamento foi promovido pela Segecex em parceria com o ISC e alcançou 492 auditores do TCU, da CGU e de outros órgãos.
Por Secom TCU

No último dia 10, o TCU concluiu a primeira capacitação em “Auditoria de Contas Anuais – Financeira Integrada com Conformidade”. O treinamento foi realizado de agosto de 2020 a março de 2021, ao longo de todo o período de realização das auditorias das contas do exercício 2020 (treinamento em ação), por sete instrutores do Tribunal, sob coordenação técnica da Diretoria de Prestação e Certificação de Contas, da Secretaria da Gestão Tributária e Supervisão de Contas, ambas integrantes da Coordenação-Geral de Controle Externo da Área Econômica e das Contas Públicas.

A ação, empreendida pela Segecex em parceria com o ISC, contou também com o apoio do CNJ, da CGU e da SecexAdministração na identificação e indicação dos membros das equipes que iriam realizar as auditorias para participar do treinamento.

Foi a maior e mais abrangente ação de capacitação já realizada em auditoria financeira integrada com conformidade em contas anuais, alcançando 492 auditores das equipes de auditoria de contas do TCU, da CGU e dos órgãos de controle interno de todos os poderes e órgãos autônomos da União.

O treinamento teve por objetivo a implementação do novo marco regulatório da prestaçãoauditoria e certificação de contas anuais introduzido pela IN TCU 84/2020, que exige dos órgãos de controle a realização de auditoria e certificação das contas anuais, de acordo com as normas internacionais de auditoria, para expressar opinião sobre a fidedignidade das demonstrações contábeis, mediante auditoria financeira, e sobre a conformidade das operações, transações ou atos de gestão subjacentes, mediante auditoria de conformidade. A auditoria de contas integra essas duas modalidades de auditoria em um só trabalho, aumentando a sua eficiência e eficácia.

Além das aulas telepresenciais sobre a aplicação das normas internacionais ao processo de auditoria, a capacitação abrangeu o uso do Siafi Operacional e do Tesouro Gerencial, técnicas de auditoria assistidas por computador, amostragem estatística para testes de controle e conformidade e para testes substantivos, incluindo amostragem por unidade monetária, largamente aplicável a esse tipo de trabalho (conheça o conteúdo das aulas).

O treinamento totalizou cerca de 100 horas/aula, além de tutoria metodológica para as equipes de auditoria dos componentes significativos do Balanço Geral da União, que vão compor as Contas de Governo, bem como canal para atendimento de dúvidas de todas as equipes de auditoria participantes do curso, por meio do Teams e do Moodle.

Essa estratégia permitiu oferecer aos auditores, à medida que os trabalhos de auditoria evoluíam, o arcabouço teórico conceitual das normas internacionais de auditoria e um acompanhamento metodológico para os trabalhos, oferecendo orientação prática sobre como interpretar e aplicar as normas de auditoria, modelos de papéis de trabalho e materiais complementares, além de interação direta com os instrutores e a troca de experiências entre os próprios alunos.

No chat do evento de encerramento do treinamento, os alunos externaram satisfação e agradecimentos pela iniciativa do TCU de oferecer o apoio necessário para cumprir os requisitos técnicos da auditoria de contas estabelecidos pela IN TCU 84/2020. Seguem abaixo algumas manifestações.

TRT-21 – Adriano Carlos de Souza: “Agradeço a todos os professores pelo curso de alto nível. Este curso é um ‘divisor de águas’ para as unidades de auditoria participantes”.

TRE-RS – Antonio Mesturini: “Prezados, agradeço muito a capacitação recebida. Sem sombra de dúvidas, a melhor que participei nestes meus 15 anos de serviço público”.

TER-SP – Luciano Fabricio: “Em nome da unidade de auditoria do TRE-SP, agradeço aos professores, que tornaram um desafio grande para nós em algo plenamente alcançável”.

TRE-MT – Marley: “Agradeço muito aos excelentes professores desta capacitação. Este curso foi muito importante e realmente um divisor de águas para mim. Abraços e gratidão pelo comprometimento queridos professores”.

TRT-ES – Carlos Mateus Dias Buss: “Parabéns a toda equipe do TCU por ministrar um curso bem relevante, de difícil entendimento técnico. Vamos à prática. Obrigado pela oportunidade”.

A mudança de paradigma proposta pela IN TCU 84/2020, viabilizada pela capacitação ora concluída, contribuirá não só para o alinhamento com as normas internacionais de auditoria do setor público, mas também para a melhoria da qualidade, da transparência da informação e da credibilidade da prestação de contas para fins de responsabilização (accountability).

Serviço

Secom

Atendimento ao cidadão – e-mail: [email protected]

Atendimento à imprensa – e-mail: [email protected]

fonte TCU