Orzil News
Brasília, April 24, 2024 11:31 AM

TCU recebe Ministério da Agricultura em nova reunião institucional com o Executivo federal

Publicado em: 14/02/2019 10:02 | Atualizado em: 14/02/2019 10:02

Participaram do encontro, ocorrido na terça-feira (12), o presidente do Tribunal, ministro José Mucio Monteiro, e a ministra Tereza Cristina

Em continuidade aos encontros institucionais que vêm sendo realizados com integrantes do Executivo federal, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro José Mucio Monteiro, recebeu, na última terça-feira (12), a titular do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, que estava acompanhada de sete secretários da pasta.

Desde que assumiu a Presidência da Corte de Contas, em 1º de janeiro deste ano, José Mucio tem se reunido com ministros de Estado e suas respectivas equipes para apresentar o Tribunal, estreitar relações, conhecer as prioridades do governo federal e debater temas comuns. Nesse sentido, já ocorreram encontros com a Casa Civil da Presidência da República e com os ministérios doDesenvolvimento Regional, da Infraestrutura e da Economia.

“Queremos nos aproximar e promover o diálogo entre o Tribunal e o Executivo, porque temos muitos desafios e pouco tempo. Queremos proteger o bom gestor, mostrando o caminho da legalidade, dentro dos parâmetros desta Corte. Gostaria que o TCU fosse visto como um grande parceiro”, ressaltou Mucio, ao abrir a reunião com o Mapa.

Na mesma direção, o procurador Júlio Marcelo de Oliveira, do Ministério Público junto ao TCU (MPTCU), afirmou que o MPTCU também está à disposição para “ajudar a construir soluções dentro da legalidade e que atendam aos interesses do País”. cursos especiais+

A ministra Tereza Cristina, por sua vez, apresentou sua equipe e destacou que a agricultura brasileira tem “um espaço enorme” não apenas no País como também no exterior. Ela acrescentou que, à frente do Mapa, buscará fazer uma gestão “melhor, mais transparente e calcada nas boas práticas”. “Fico muito feliz em ver o TCU parceiro, disposto a nos auxiliar na boa gestão. Esse espírito de vocês de ajudar, de permitir que a gente erre menos, é muito bom”, observou.

Desafios e oportunidades

Durante o encontro, o secretário-geral da Presidência do TCU, Maurício de Albuquerque Wanderley, fez uma breve apresentação sobre a estrutura, o funcionamento e o fluxo de trabalho da Corte de Contas. Em seguida, passou a palavra ao coordenador-geral de Políticas Públicas, Junnius Arifa, que destacou a relevância do setor agropecuário para o desenvolvimento e a competitividade brasileira.

Responsável pela área no Tribunal, o secretário de Controle Externo da Agricultura e do Meio Ambiente, Hugo Araújo Freire, entregou à ministra e aos secretários da pasta uma publicação com o resumo dos principais trabalhos do TCU em questões que têm interface com o Mapa.

Segundo ele, o Tribunal já identificou alguns desafios e oportunidades em temas como planejamento de longo prazo, oportunidade de integração de políticas públicas e mitigação de riscos.

Pelo TCU também estiveram presentes o secretário-geral de Controle Externo, Paulo Wiechers; o secretário-geral adjunto de Controle Externo, Marcelo Eira; o coordenador-geral de Infraestrutura, Nicola Khoury; o coordenador-geral de Gestão de Processos e Informações, Arsênio Dantas; a secretária de Comunicação, Elaine Dantas; assessores e integrantes da Casa.

Além da ministra Tereza Cristina e do secretário-executivo do Mapa, Marcos Pontes, participaram da reunião os seguintes secretários da pasta: Eduardo Sampaio (Política Agrícola); Orlando Leite Ribeiro (Relações Internacionais do Agronegócio); Jorge Seif Júnior (Aquicultura e Pesca); Luiz Antônio Nabhan (Assuntos Fundiários); Fernando Camargo (Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação); e Fernando Schwanke (Agricultura Familiar e Cooperativismo).

Secom
Telefone: (61) 3316-5060
[show_course id=”784,785,789″]