Orzil News
Brasília, March 28, 2024 7:52 PM

TCU recebe recorte ficcional da obra de Iberê Camargo

Publicado em: 11/10/2018 12:10 | Atualizado em: 11/10/2018 12:10

TCU recebe recorte ficcional da obra de Iberê Camargo

11.10.2018 – 10:52

A Galeria Espaço Cultural Marcantonio Vilaça, em Brasília, recebe, até 1º de dezembro, a mostra Iberê Camargo: No Drama. A exposição revela uma face pouco conhecida de um dos maiores artistas brasileiros do século 20: seus trabalhos inspirados na literatura, no teatro, na dança, na música e no cinema. A mosttra é uma realização do Tribunal de Contas da União (TCU) em parceria com o Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi).

Em No Drama, as peças de Iberê Camargo demonstram o dinamismo de um artista que fazia de suas sessões de pintura momentos de criação reveladores de uma alma curiosa, ruidosa, atenta e sofrida. O público poderá ver telas, guaches e estudos do artista que fazem parte do acervo da Fundação Iberê Camargo. A mostra também inclui dois curtas metragens e um documentário.

Também fazem parte da exposição uma série de desenhos, estudos de figurinos e cenários para um projeto de encenação do balé Rudá, de Heitor Villa-Lobos, produzidos em 1959. A exposição contará também com uma sessão interativa feita a partir de oito painéis confeccionados em 1960, da lenda Salamanca do Jarau, e presenteados por ele a Luiz Aranha, amigo e mecenas do início de sua carreira artística.

Com curadoria de Eduardo Haesbaert e Gustavo Possamai, No Drama traz ainda uma importante série de obras da fase final da carreira de Iberê Camargo. No ano de 1992, ele participou das gravações do curta-metragem Presságio, de Renato Falcão. Em uma das cenas, o artista desenha um dos personagens. A filmagem deu origem a uma série de guaches que foram doados por Iberê Camargo em prol da campanha de conscientização sobre a AIDS chamada Um ato de amor pela vida.

Além de Presságio, outro curta-metragem presente na exposição é Pintura Pintura, do fotógrafo Mario Carneiro, que registra um depoimento de Iberê enquanto pinta um retrato.

Como parte das atividades paralelas à mostra, haverá exibição do documentário Magma, de Marta Biavaschi, realizado em 2014. O filme apresenta Iberê Camargo e faz reflexões sobre sua arte, vida e obra por meio de imagens e áudios de arquivo.

A realização da mostra Iberê Camargo: No Drama, em Brasília, é uma parceria firmada entre o TCU e o Sesi, oferecendo à sociedade brasiliense oportunidades relevantes de acesso à cultura e ações educacionais comprometidas com a criatividade e a valorização da cidadania.

Durante o período de exposição de Iberê Camargo: No Drama, estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior podem visitar a exposição por meio do programa educativo do TCU, que oferece visitas orientadas.

Serviço
Exposição Iberê Camargo: No Drama
Curadoria: Eduardo Haesbaert e Gustavo Possamai
Local: Galeria do Espaço Cultural Marcantonio Vilaça, no Centro Cultural TCU (St. de Clubes Esportivos Sul, Trecho 3) – Brasília DF
Período de exibição: De 9 de outubro a 1º de dezembro
Classificação indicativa: Livre
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 14h às 19h
Informações: 3316-5381
Agendamento: 3316-5221
Entrada gratuita
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura
Com informações do TCU

Cursos Especiais Novembro+ 
(Diligências, MROSC, Prestação de Contas, Legislação, Falhas e Irregularidades, SICONV)