Orzil News
Brasília, March 29, 2024 4:02 PM

TCU: Vocabulário de Controle Externo está disponível em formatos abertos

Publicado em: 06/08/2021 09:08

A disponibilidade dos dados em formato aberto permite que sejam livremente utilizados e distribuídos de forma automatizada

fone: Por Secom TCU

Vocabulário de Controle Externo (VCE), em contínua construção desde 2011 pelo TCU, foi agora publicado em formatos abertos, legíveis por máquinas, ficando disponível para a sociedade, em especial para a administração pública e instituições parceiras.  A disponibilidade dos dados em formato aberto permitirá que sejam livremente utilizados e distribuídos de forma automatizada.

Conjunto de termos estruturados na linguagem do controle, o VCE objetiva auxiliar os servidores dos órgãos de controle externo e o cidadão brasileiro a terem mais precisão e agilidade na busca por informações especializadas dentro dos sistemas do Tribunal. Lançado em 2015, o VCE conta hoje com quase 22.000 termos distribuídos por disciplinas afins ao controle, tais como direito, contabilidade, economia, administração e finanças públicas.

O VCE está organizado em três partes. A primeira é composta por palavras-chave, relativas às áreas de atuação do tribunal. Boa parte desses termos apresenta definições e notas explicativas. A segunda parte do VCE é formada por nomes de instituições que se relacionam com o TCU. Já a terceira parte corresponde aos nomes oficiais das localidades brasileiras, com dados do Banco de Nomes Geográficos do Brasil, mantido pelo IBGE.  Além disso, uma extensa cadeia de sinônimos, formas alternativas de grafia e de termos associados contribuem para a efetividade da recuperação das informações.

O VCE É O TESAURO DO TCU

Mas você sabe o que isso significa? 

A palavra Tesauro tem origem no termo latino Thesaurus, que significa tesouro. A maioria dos estudos aponta o dicionário de Peter Roget, “Thesaurus of English words and phrases”, publicado em Londres, em 1852, como sendo a primeira citação do termo. Mas tesauros são bem mais que dicionários e, conforme define a norma ANSI/NISO Z39.19, constituem-se em um vocabulário de termos especializados, interligados por diferentes tipos de relacionamentos, tais como  equivalência, homografia, hierarquia e associação. Mais do que nas palavras e seus significados, o foco de um tesauro está nos conceitos e nas relações semânticas existentes entre eles.

Desenvolvidos pela Ciência da Informação, os tesauros são ferramentas eficazes para organizar e padronizar terminologias técnicas, além de facilitar a integração entre sistemas e tornar mais ágil e preciso o intercâmbio de informações entre eles. Tal como um dicionário especializado, ainda podem auxiliar na compreensão de conceitos técnicos.

Dados abertos

Com dados abertos, o Tesauro do TCU converte-se em ferramenta mais efetiva para o tratamento em lote de informações e pode ser mais fácil e rapidamente incorporado por instituições afetas ao controle externo. O VCE aberto vai ampliar as possibilidades de intercâmbio de conhecimento, maximizar esforços e minimizar retrabalhos na medida em que facilita trabalhos colaborativos de importação, exportação e análise de dados. Neste primeiro momento, os dados estão disponíveis para download nos formatos XML, XLSX, CSV e HTML e foram publicados na página Transparência do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), a escola do Tribunal. Posteriormente, também deverão ser publicados no Portal Brasileiro de Dados Abertos.

O TCU participa da formação de padrões na descrição de dados especializados a serem consumidos pelo setor público, contribuindo para o desenvolvimento de sistemas mais efetivos de organização e gestão de conteúdos e para a maior agilidade e precisão na recuperação de informações associadas ao controle externo.

 

Serviço

Atendimento ao cidadão – e-mail: [email protected]

Atendimento à imprensa – e-mail: [email protected]