Orzil News
Brasília, March 28, 2024 9:28 AM

TED - Anatel formaliza parceria com UnB para estudar impactos do modelo regulatório

Publicado em: 11/01/2019 15:01 | Atualizado em: 11/01/2019 15:01
A Anatel assinou com a Universidade de Brasília (UnB) um Termo de Execução Descentralizada. A parceria, formalizada nesta terça-feira, 8, tem o objetivo de elaborar estudo aprofundado dos impactos da implementação de um modelo regulatório mais responsivo. O projeto propõe a adoção de uma regulação apoiada em incentivos.

Os produtos da pesquisa serão: Teorias Jurídicas da Regulação apoiadas em incentivos; Modelagem Regulatória no contexto dos princípios jurídico-constitucionais e de direito administrativo sancionador; Propostas de estruturação regulamentar apoiada em incentivos; Mecanismos de incentivos econômicos à ampliação do acesso às telecomunicações (e modelos); Mecanismos de incentivos econômicos via preços regulados; Metodologia de Compensações; e Pirâmide de Compliance.

O presidente do órgão regulador, Leonardo de Morais, reiterou que o processo sancionatório aplicado todos esses anos não trouxe a efetividade que se esperava e, por isso, é preciso buscar a regulação por meio de incentivos. “O setor é dinâmico e, passados 20 anos, são necessários aprimoramentos para os quais a Academia vai trazer subsídios, com amparo teórico e prático”, orzil, disse Morais.

Para a reitora da UnB, Márcia Abrahão Moura, a instituição de ensino terá benefícios com a parceria com a agência, pois vai possibilitar aportar novos pensamentos e melhorar a formação dos estudantes, sendo um círculo virtuoso. “A sociedade brasileira tem muito a ganhar com essa parceria”, concluiu a reitora. Márcio Iorio Aranha, professor e diretor do Centro de Políticas, Direito, Economia e Tecnologias das Comunicações da UnB (CCOM), que também participou do ato, ressaltou o momento de união institucional. “Este é um projeto inovador, que dará um diferencial para o País”, afirmou.

Termo de Execução Descentralizada – TED
26 e 27 de fevereiro de 2019 / Brasília – DF
Curso Especial: correto entendimento, formalização, celebração, execução, acompanhamento e prestação de contas desse importante instrumento de formulação e execução descentralizada de políticas públicas do Governo Federal.
Informações Completas+