Orzil News
Brasília, April 20, 2024 8:37 AM

Término dos 7º Jogos Mundiais Militares: Brasil retorna com a missão cumprida!

Publicado em: 28/10/2019 17:10 | Atualizado em: 28/10/2019 18:10

Ao final de quase 2 horas de cerimônia, a impressão que ficou é que real e irreal se misturaram e formaram um cenário fascinante.

Wuhan (China) Após 10 dias intensos de competições, termina em Wuhan a 7ª edição dos Jogos Mundiais Militares (7JMM). Entre as 109 nações participantes, China (1°), Rússia (2°) e Brasil (3°) são consagradas, nesta ordem, as três maiores potências do desporto militar mundial. Na edição anterior (2015), na Coréia do Sul, o Brasil ficou em 2° lugar, e na 5º edição (2011), no Rio de Janeiro, em 1° lugar.

Representação do Brasil com o pavilhão nacional na cerimônia de encerramento.
Representação do Brasil com o pavilhão nacional na cerimônia de encerramento.

A cerimônia de encerramento foi realizada no Jianghan University Gymnasium, de proporções menores em relação ao Wuhan Sports Center, onde ocorreu a abertura, entretanto, a emoção e o sentimento de acolhimento foi o mesmo. Cumprimentos em várias línguas, sorrisos, simpatia, cordialidade genuína e espontânea, a China mostrou que é gigante não só em população, mas na vontade de estreitar laços com o mundo.

Pavilhão nacional da República Popular da China e a bandeira do CISM, lado a lado.
Pavilhão nacional da República Popular da China e a bandeira do CISM, lado a lado.

Dragões e leões, figuram emblemáticas que refletem esplendor, força e poder, deram início ao clima de magia e mistério que envolveu todo o evento. Após um toque marcial com clarins, e o anúncio da chegada da Vice-Primeiro Ministro da República Popular da China, Sun Chunlan, foi hasteado o pavilhão nacional chinês, que tomou lugar e passou a tremular ao lado da bandeira do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM).

A mascote desta edição, chamada carinhosamente de Bingbing, foi inspirada no peixe chinês esturjão e seu nome significa soldado. Durante a cerimônia, ela chegou um pouco antes das bandeiras dos países e já começou a animar a plateia. Ninguém esperava que em determinado momento ela pudesse se encontrar com os demais mascotes das edições anteriores, resgatando lembranças tão agradáveis.

Ao centro, de azul, a mascote dos 7JMM e ao lado esquerdo, de verde e amarelo, o mascote do 6JMM, realizado no Brasil.
Ao centro, de azul, a mascote dos 7JMM e ao lado esquerdo, de verde e amarelo, o mascote do 6JMM, realizado no Brasil.

Em meio a todas as representações de países, o chefe da delegação francesa recebeu, das mãos do secretário-geral, coronel Fora Mamby Koita, o prêmio Fair Play, em reconhecimento à conduta correta, justa e exemplar de sua delegação.

No decorrer de tantas atrações, também teve samba e futebol, além de reis e bailarinas, um grupo de 23 mulheres que dançavam como se flutuassem sobre o chão, de forma delicada e imperceptível. A quadra do ginásio tornou-se uma imensa tela de TV, na qual foram projetadas imagens e animações que mantiveram presos os olhos até dos menos atentos.

23 bailarinas flutuam na arena do Ginásio Universitário de Jianghan.
23 bailarinas flutuam na arena do Ginásio Universitário de Jianghan.

Numa sequência de declarações, as palavras finais à audiência ficaram para o presidente do CISM, coronel Hervé Piccirillo, o vice-secretário do Conselho Municipal de Wuhan, Sr. MA Guoqiang, a vice-primeira ministra da República Popular da China, Sra. Sun Chunlan, e o vice-presidente do Corpo Militar Central da República Popular da China, general XU Qiliang, o qual declarou oficialmente encerrados os 7o Jogos Mundiais Militares. E assim a bandeira do CISM foi mais uma vez arriada.

Ao final de quase 2 horas de cerimônia, a impressão que ficou é que real e irreal se misturaram e formaram um cenário fascinante. Peças que se moviam, personagens que surgiam tão repentinamente, músicas ora vibrantes ora comoventes, e uma audiência verdadeiramente impressionada. As linhas da história dos 7°JMM foram escritas cuidadosamente e com especial carinho, que ficarão para sempre em nossas memórias.

O placar final

Atrás apenas da Rússia (2º lugar) e da China (1º lugar), nação anfitriã dos jogos, Brasil fica em 3º lugar no placar geral de medalhas, com 88: 21 de ouro, 31 de prata e 36 de bronze.

Fonte: https://results.wuhan2019mwg.cn/index.htm#/totalmedal

Coletiva de Imprensa sobre o encerramento oficial dos 7JMM

A coletiva, que foi iniciada às 10h, no Centro de Imprensa dos Jogos, contou com a participação das mais altas autoridades do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM): o presidente, coronel Hervé Piccirillo, o secretário-geral, coronel Fora Mamby Koita, e o chefe executivo, Sr. Oliver Verhelle.

Ao ser questionado sobre as impressões a respeito de tantos recordes quebrados, o presidente do CISM pontuou que soldados são atletas, que devem ser preparados, treinados com foco no trabalho, para vencer! E assim, o resultado fica evidente. Ressaltou a inexistência de conflitos e violência entre atletas e delegações: “I feel everybody are happy”.

O Time Militar Brasil

A equipe brasileira que representou o país nos 7o Jogos Mundiais Militares era composta por 491 integrantes, entre militares e comissão técnica. Destes, 346 são atletas, que competiram com outras 108 nacionalidades dentro de 29 modalidades esportivas, tais como maratona aquática, ciclismo, esgrima, vôlei, futebol, pentatlo militar, entre outras.

Veja a melhor seleção de fotos no Flickr do 7JMM https://www.flickr.com/fotos/time_militar_brasil/

Por: Tenente-Coronel Marco Ribeiro
Fotos: Suboficial Alexander, Time Militar Brasil

[show_course id=”829,830″][show_course id=”851,859″]