Orzil News
Brasília, April 25, 2024 6:13 PM

Thiago Silva junta-se ao time de estrelas dos embaixadores dos Jogos Escolares Brasileiros – JEB’s 2021

Publicado em: 11/03/2021 21:03 | Atualizado em: 11/03/2021 21:03
Com a adesão do zagueiro do Chelsea, 17 ídolos do esporte estão confirmados como embaixadores do evento, que será entre 29 de outubro e 5 de novembro, no Rio de Janeiro

11032021_thiago1150.jpg

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Considerado um dos zagueiros mais técnicos do futebol mundial, Thiago Silva é o mais novo embaixador dos Jogos Escolares Brasileiros – JEB’s 2021. O jogador do Chelsea aceitou o convite do secretário Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães, e juntou-se ao time estelar dos embaixadores da competição que, agora, passa a ter 17 integrantes. “Fico muito feliz e honrado com esse convite. Espero que todos possam ter uma grande competição em busca de seus objetivos. Muito sucesso a todos”, declarou Thiago Silva.

Fico muito feliz e honrado com esse convite. Espero que todos possam ter uma grande competição em busca de seus objetivos. Muito sucesso a todos”

Thiago Silva, zagueiro da Seleção e do Chelsea

No grupo dos embaixadores, Thiago Silva tem a companhia de dois colegas que fizeram história nos gramados: Emerson Sheik e Zico. Há também um outro craque da bola, a estrela do futsal Falcão. Completam o time de estrelas Nenê Hilário (17 anos pela NBA), Sandro Dias, o Mineirinho (multicampeão no skate), Daniel Dias (14 ouros na natação em Jogos Paralímpicos), Arthur Zanetti (campeão olímpico na ginástica artística), Maurren Maggi (única brasileira campeã olímpica no atletismo), Jacqueline Silva (campeã olímpica no vôlei de praia), Serginho e Giba (campeões olímpicos no vôlei), André Domingos (medalhista olímpico no atletismo), Mayra Aguiar (bicampeã mundial no judô e duas vezes medalhista olímpica), Flávia Saraiva (destaque da seleção de ginástica artística), José Aldo (bicampeão do UFC) e Renzo Gracie (mestre em jiu-jitsu).

Campeão com a Seleção Brasileira da Copa das Confederações em 2013 e da Copa América em 2019, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e prata em Londres 2012, Thiago Silva foi campeão da Copa do Brasil em 2007 pelo Fluminense e conquistou diversos títulos internacionais.

Estreou profissionalmente em 2003 pelo Pedrabranca Futebol Clube, na época chamado de RS Futebol Clube, e, ao longo da carreira, acumulou passagens, além do Fluminense, pelo Juventude, Porto, Dínamo de Moscou, Milan e Paris Saint-Germain, antes de ser contratado pelo Chelsea, no ano passado.

“O Thiago Silva é um craque. Na minha opinião, o maior zagueiro do mundo. Um ídolo dentro e fora do Brasil, e todos ficamos felizes quando ele aceitou nosso convite”, ressaltou o secretário Especial do Esporte, Marcelo Magalhães. “Com ele, chegamos a 17 embaixadores em um time espetacular de estrelas de diversas modalidades. Não tenho dúvidas de que esta edição, que marca o retorno dos JEB’s após uma pausa de 17 anos, será marcante para as milhares de crianças que disputarão os Jogos no Rio de Janeiro. Ter a oportunidade desse contato direto com nossos embaixadores é uma experiência que elas jamais esquecerão. Quero agradecer a cada um deles por acreditar no projeto e por tornar o evento ainda mais especial”, completou o secretário.

O Thiago Silva é um craque. Na minha opinião, o maior zagueiro do mundo. Um ídolo dentro e fora do Brasil, e todos ficamos felizes quando ele aceitou nosso convite”

Marcelo Magalhães, secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania

Os JEB’s

Os Jogos Escolares Brasileiros de 2021 vão reunir mais de 6,2 mil atletas das 27 unidades da Federação no Rio de Janeiro, entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro. A competição terá disputas em 17 modalidades: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, vôlei de praia, natação, tênis de mesa, xadrez, caratê, wrestling, ginástica artística, ginástica rítmica, badminton, ciclismo e taekwondo. Além disso, o evento contará com as seguintes modalidades demonstrativas: skate, escalada, dança, curling e polo aquático.

Todas as 27 unidades da Federação já confirmaram presença nos JEB’s e a estimativa é de que 16 dos esportes do programa oficial tenham como palco o Parque Olímpico da Barra. O atletismo será em outro local porque não há pista oficial no Parque Olímpico. As alternativas são as instalações militares reformadas para os Jogos Rio 2016.

Do total de 17 modalidades oficiais, nove são seletivas para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados em Brasília, em dezembro deste ano: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, natação, tênis de mesa e xadrez.

Os Jogos Escolares Brasileiros são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, e contam com o apoio da Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (FEERJ).

Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania