Grupo Orzil -

Orzil nas redes

Tribunais de Contas brasileiros promoverão o Ouvidoria Day em 16 de março

Publicado em: 10/03/2020 - 16:01

Início » Notícias » OUVIDORIAS » TCU » Tribunais de Contas brasileiros promoverão o Ouvidoria Day em 16 de março

Cartaz do Ouvidoria Day, evento que será realizado ...

Em 16 de março, data comemorativa ao Dia do Ouvidor, os Tribunais de Contas de todo o país promoverão o Ouvidoria Day. Os principais objetivos dos eventos simultâneos, realizados com apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB), é promover a transparência e estimular o controle social por meio dessas estruturas, que são o principal canal de comunicação entre o cidadão e os órgãos públicos.

No Tribunal de Contas do Estado do Paraná o evento será realizado das 8h30 às 16h30, e deverá reunir gestores e servidores públicos municipais e estaduais que atuam na área, membros de observatórios sociais e de conselhos municipais. As inscrições estão abertas, no portal da Escola de Gestão Pública do Tribunal. A participação e gratuita, como em todas as capacitações, presenciais ou online, promovidas pelo TCE-PR.

“Será uma data propícia para discutir, refletir e fomentar a implantação e o aprimoramento das ouvidorias nos órgãos públicos paranaenses”, afirma o ouvidor do TCE-PR, Patrick Machado, um dos palestrantes do evento. Ele destaca que essas estruturas se tornaram ainda mais importantes a partir da Lei Federal nº 13.460/2017, que regulamenta a participação, a proteção e a defesa dos usuários de serviços públicos no Brasil.

Ouvidoria Day do TCE-PR terá como palestrantes profissionais que atuam nessa área em alguns dos principais órgãos públicos do Paraná. Entre eles estão a ouvidora-geral do Tribunal de Justiça, desembargadora Ana Lúcia Lourenço; o coordenador de Ouvidoria da Controladoria-Geral do Estado, Luiz Fernando Neto de Castro; o ouvidor do Ministério Público Estadual, procurador Ney Roberto Zanlorenzi; o ouvidor do Tribunal Regional Eleitoral, Thiago Paiva dos Santos; e a ouvidora da Secretaria de Estado da Fazenda, Clarice Kusma Fernandes.

Curso online

Com o objetivo de auxiliar gestores e servidores estaduais e municipais a implantar esse serviço, o TCE-PR lançou a série Ouvidorias, formada por uma palestra e dois cursos online. O conteúdo está disponível no portal da EGP na internet.

Ouvidoria do TCE-PR

A Ouvidoria do Tribunal de Contas avalia todos os atendimentos que faz e, quando necessário, os encaminha à unidade técnica correspondente àquela reclamação, para análise e manifestação. Os contatos com a Ouvidoria podem ser feitos de quatro maneiras: pela internet, via portal do TCE-PR; por ligação telefônica gratuita, pelo número 0800-645-0645; pessoalmente, no sexto andar do Edifício-Anexo do TCE-PR; ou por carta endereçada à Praça Nossa Senhora de Salete, s/n, Centro Cívico, Curitiba-PR, CEP 80530-910.

Serviço

Curso:Ouvidoria Day
Data:16 de março (segunda-feira)
Cidade:Curitiba
Local:Auditório do TCE-PR (Praça Nossa Senhora de Salete, s/n, Centro Cívico)
Horário:8h30 às 16h30
Inscrições:Portal da Escola de Gestão Pública do TCE-PR

Autor: Diretoria de Comunicação SocialFonte: TCE/PR