Orzil News
Brasília, April 23, 2024 10:14 AM

TSE: Acervo da Biblioteca Digital tem mais de 7,2 mil publicações

Publicado em: 18/06/2021 10:06

Material está disponível na internet a todos os interessados

Biblioteca Digital da Justiça Eleitoral é fonte de informação para internautas e pesquisadores

Todos os interessados em Direito Eleitoral podem acessar, de forma gratuita, o acervo digital do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com mais de 7,2 mil publicações, composto por livros, artigos e periódicos relacionados ao tema. O acervo está disponível para consulta na página da Biblioteca Digital da Justiça Eleitoral (BDJE).

O repositório institucional tem o objetivo de reunir, armazenar, organizar, recuperar, preservar e disseminar documentos e publicações produzidos pela Justiça Eleitoral. Na consulta das publicações, o usuário tem o privilégio de realizar um intercâmbio de informações em matéria eleitoral e partidária com outras instituições nacionais e internacionais.

Para acessar o material, basta fazer um cadastro na plataforma, onde é possível selecionar as coleções de interesse para receber notificações por e-mail sobre os novos itens adicionados. Com o cadastro, o interessado também tem a possibilidade de acesso aos documentos de coleções restritas de acordo com o perfil de acesso (para membros e servidores da JE).

Acesso

O acesso à Biblioteca Digital pode ser feito diretamente pelo endereço: http://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui ou por meio do Portal do TSE, clicando no menu “O TSE”, opção “Cultura e história” > “Biblioteca Digital.

Caso não seja membro ou servidor da JE, poderá entrar em contato com a área responsável, por meio do e-mail [email protected], solicitando o documento de interesse, e a demanda será atendida conforme as regras.

Sobre o acervo

O acervo é atualizado constantemente com publicações diversas, e as obras publicadas na BDJE têm seus direitos autorais cedidos pelos proprietários, além das que estão em domínio público, com disponibilidade de downloads gratuitos.

Em 2015, quando foi inaugurada, a Biblioteca Digital contava com cerca de 350 itens registrados. Atualmente, além das mais de 7 mil publicações disponíveis, há um crescente número de usuários cadastrados. Em 2020, foram registrados 663 novos usuários, e, em 2021, já foram realizados 339 cadastros, totalizando mais de 1000 novos usuários cadastrados na ferramenta desde o ano passado até o momento.

A Seção de Biblioteca Digital (SEBBD) é vinculada à Coordenaria de Biblioteca e Museu (CBLEM), integrante da unidade gestora da Biblioteca Digital da Justiça Eleitoral e responsável pelo gerenciamento e atualização do conteúdo.

TP/CM, DM fonte TSE