Orzil News
Brasília, April 25, 2024 3:36 PM

TSE diz que lentidão no processo de soma dos votos está atrasando a apuração

  • #mrosc
  • #contratos
  • #senado
  • #tse
Publicado em: 16/11/2020 01:11 | Atualizado em: 16/11/2020 01:11
Sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Domingo, 15 de novembro de 2020, dia de votação em primeiro turno das eleições municipais. 147.918.483 eleitores aptos para escolher vereadores, prefeito e vice-prefeito de 5.567 municípios. Tradicionalmente realizada no primeiro domingo de outubro, a votação foi adiada em função da pandemia do novo coronavírus. Para diminuir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus, o Tribunal Superior Eleitora (TSE) elaborou o Protocolo de Segurança Sanitária, em parceria com autoridades médicas. Entre eles estão eliminação de pontos de contato físico, adoção de etapas de higienização com álcool em gel, caneta individual, preferencialmente do próprio eleitor, e o uso de máscaras de proteção individual. Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) justificou o atraso na divulgação da apuração da eleição deste domingo (15) a uma lentidão no processo de soma dos votos. Segundo o TSE, os dados estão sendo remetidos normalmente pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e recepcionados normalmente pelo banco de totalização, que está somando o conteúdo de forma mais lenta que o previsto.

Nesta eleição, o tribunal está centralizando a divulgação dos resultados, ao contrário do que aconteceu em pleitos anteriores, quando os tribunais regionais eram os responsáveis por publicar os dados.

Em coletiva no início da tarde, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que houve uma tentativa de acessos simultâneos aos sistemas do tribunal. Segundo Barroso, o ataque foi prontamente bloqueado pela área de tecnologia do TSE e empresas de telefonia. De acordo com o TSE, a lentidão na divulgação não está relacionada a essa tentativa.

Novas tecnologias

O TSE está avaliando possíveis inovações no sistema de votações do país. Neste domingo, 31 empresas de tecnologia apresentaram sugestões em simulações de votação em candidatos fictícios. Barroso participou de uma dessas simulações em Valparaíso de Goiás (GO) e afirmou que o tribunal vai analisar os resultados dessas propostas, apesar da confiança no atual sistema de urnas eletrônicas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado