Turismo investe em inovação e tecnologia de dados para alavancar setor

Na França, representante do ministério revela que o órgão está trabalhando na organização de um hackathon e na criação de um BigData  

Por Darse Júnior

24 06 19 jericoacoara
Objetivo é criar base de dados para entender as demandas do setor e prover informações estratégicas. Crédito: Jade Queiroz/MTur

O subsecretário de Inovação e Gestão do Conhecimento, Marcelo Garcia, participou nesta segunda-feira (24) da Working Party on Tourism Statistics, na sede da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris. Durante o evento, o representante do Brasil afirmou que a criação da subsecretaria de Inovação e Gestão do Conhecimento revela o crescente interesse do Brasil no tema inovação e no uso inteligente de dados.

“Nós temos uma série de iniciativas no uso de inteligência artificial, como a criação de um chatbot para atender aos turistas de forma rápida e econômica. Com o robô, teremos um perfil e poderemos entender melhor os sentimentos dos turistas que viajam pelos nossos destinos”, comentou Marcelo. Em paralelo, ele afirmou que o MTur tem trabalhado para consolidar uma central de dados, abastecida por uma série de diferentes fontes e com indicadores econômicos, além do perfil dos turistas estrangeiros e domésticos. O objetivo é entender as demandas do setor e prover informações estratégicas sempre que necessário.

“Nossa meta com o BigData é entender melhor a oferta e a demanda para conseguir maximizar essa relação, tanto otimizando a oferta quanto baixando o custo para o turista”, comentou o subsecretário de Inovação e Gestão do Conhecimento. Para alcançar o objetivo, o MTur vai realizar hackathons, eventos de ciência dos dados, e se aproximar da academia. Marcelo reforçou que o turismo é uma grande vocação brasileira e o uso da tecnologia para entender, em detalhe, todas as possibilidades pode ser um importante catalisador do crescimento do setor no país.

Entre os temas tratados no evento estavam “A mensuração dos impactos do desenvolvimento do turismo”; “Uso das estatísticas de emprego”; e os “Recentes avanços nas estatísticas dos países membros e parceiros”. A Working Party on Tourism Statistics termina nesta terça-feira (25).

Edição: Vagner Vargas 


Confira os nossos próximos Cursos Especiais

Captação de Recursos de Convênios
Curso específico para proponentes/convenentes: procedimentos para recebimento de recursos públicos; como identificar, pesquisar e selecionar programas federais e contatar setores responsáveis do Governo Federal. Inclui abordagem das novas regras que disciplinam as emendas parlamentares.
03 e 04 de setembro de 2019 / Brasília - DF
Projetos de Convênios – Elaboração e Análise
Curso Teórico para convenente e concedente com estudo prático sobre técnicas de elaboração, análise e avaliação de projetos e planos de trabalho de convênios, contratos de repasse, termos de parceria, termos de fomento e termos de colaboração. Inclui demonstração no SICONV.
05 e 06 de setembro de 2019 / Brasília - DF
   

Nossos Clientes
Portfólio de mais de 2.500 instituições clientes e mais de 9.000 alunos capacitados
Produtos Orzil
Kits distribuídos aos alunos: qualidade e produção exclusiva
Cursos Realizados
Veja as fotos dos cursos da Orzil
Nosso Livro
A Orzil produz e publica obras de formação e capacitação de profissionais de gestão de políticas públicas
Pendrive Orzil
Mais de 2.500 arquivos, distribuídos em 47 pastas, com material bibliográfico complementar
Cartão Fidelidade
Desde 2011, o Cartão Fidelidade para clientes especiais: clientes Orzil