Orzil News
Brasília, April 25, 2024 2:28 AM

TV Turismo: Representantes do MTur visitam TVs educativas

Publicado em: 17/01/2021 13:01
Em mais um passo rumo à criação da TV Turismo, técnicos do MTur conhecem estrutura de emissoras que já contam com atividades educativas na programação
02.10.2020_TV_TURISMO_SITE.jpg

ATV Turismo está próxima de se tornar realidade e oferecer qualificação a milhares de trabalhadores do setor de turismo de todos os cantos do país. Para desenvolver o melhor formato e promover, de fato, educação para todos, o Ministério do Turismo criou uma comissão, composta por integrantes da Pasta, para apresentar uma proposta. Nesta semana, este grupo finalizou uma importante etapa do processo: uma rodada de visitas técnicas a emissoras de TV que já contam com atividades educativas em suas grades de programação.

O Grupo de Trabalho já visitou as emissoras de TV EBC, em Brasília, e Futura e Escola, ambas localizadas no Rio de Janeiro. A ideia é conhecer o funcionamento e a estrutura destas instituições, bem como as práticas de gestão.

“Nessas visitas tivemos a oportunidade de conhecer os profissionais técnicos que elaboram e divulgam programas educativos, além dos estúdios de gravação fixo e móveis. Também conversamos com gerentes, coordenadores de programação e diretores. A partir da experiência de quem já é referência na área educativa vamos ter mais elementos para desenvolver o nosso próprio projeto”, contou Andrea de Souza Pinto, diretora do Departamento de Qualificação do Turismo.

A TV Turismo prevê a oferta de cursos em diferentes modalidades, online e presencial, voltados a todos os profissionais do setor como empreendedores, guias de turismo, garçons, camareiras e recepcionistas, por exemplo.

Para o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, a qualificação em larga escala é um fator diferencial de competitividade no setor de turismo. “Queremos trazer qualificação com universalização e qualidade no ensino. Desta forma, vamos contribuir para o desenvolvimento na carreira dos colaboradores, o que é essencial para a retomada das atividades turísticas após a pandemia, além de um atendimento mais qualificado ao turista”, destacou.

A próxima visita já tem data e local marcados. Será no início do mês de fevereiro, na TV UnB, da Universidade Federal de Brasília.

Por Amanda Costa

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo