Orzil News
Brasília, April 19, 2024 4:30 PM

Uespi deve receber R$ 2 milhões em emendas parlamentares

Publicado em: 11/11/2016 11:11 | Atualizado em: 11/11/2016 11:11

Uespi deve receber R$ 2 milhões em emendas parlamentares

O PDI da universidade foi apresentado pelo reitor e equipe da instituição

 http://capitalteresina.com.br/

O reitor da Universidade Estadual do Piauí, Nouga Cardoso, e o pró-reitor de Planejamento e Finanças, Paulo Henrique Pinheiro, cumpriram agenda de reuniões em Brasília-DF com a bancada de parlamentares do Piauí, na quarta-feira (9). O objetivo dos encontros foi apresentar a minuta final do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2017-2021, além  de discutir sobre emendas parlamentares para a instituição.

Os deputados federais e senadores receberam exemplares do PDI  e discutiram com o reitor e pró-reitor sobre as possibilidades de remanejamento de emendas parlamentares para o ano de 2017. Segundo o reitor, na data, foi cumprida uma importante agenda institucional de discussão sob a perspectiva de investimento para a IES, a partir de emendas dos parlamentares.

“Aproveitamos o momento para mostrar que os investimentos poderão se dar pelo PDI, que calcula o orçamento da IES pelos próximos cinco anos. Pudemos apresentar a realidade pontual de cada campus da Uespi aos parlamentares, e consideramos que cada um deles tem uma base de atuação para que pudessem escolher em que campus gostaria de fazer os investimentos”, declarou Nouga.

As emendas parlamentares acertadas para a universidade contemplam projetos, aquisição de materiais permanentes, bem como o Ensino, Pesquisa e Extensão. De acordo com o pró-reitor de Finanças, Paulo Henrique Pinheiro, os acertos foram firmados com os deputados Júlio César (PSB), para aquisição de equipamentos de informática; Átila Lira (PSB), para beneficiar a Faculdade de Odontologia e Enfermagem da Uespi (Facoe), do campus de Parnaíba, e também o campus  de Piripiri; Assis Carvalho (PT), que pretende destinar emenda parlamentar para aquisição de equipamentos para a instituição; e Silas Freire (PR), que vai destinar emenda para os campi de Bom Jesus, Parnaíba e Floriano.

Já, o deputado Heráclito Fortes (PSB) pretende destinar emenda para projetos de ensino pesquisa e extensão dos campi Torquato Neto (Teresina), Bom Jesus e Corrente. O senador Elmano Ferrer (PTB) destinará emenda para aquisição de equipamentos para IES e a senadora Regina Sousa (PT) para o Projeto de Controle das Águas do Rio Poti.

Com as reuniões, o pró-reitor Paulo Henrique ressaltou que a Uespi, a partir de 2017, deverá inverter a lógica atual. “Deveremos, a partir do mapeamento do PDI, elaborar os projetos de melhoria dos campi da instituição e apresentar à bancada federal para que as emendas sejam destinadas para fins com projetos prontos. Dessa forma, minimizaremos o principal entrave à concessão de emendas que é a não execução por perda de prazo”, sinalizou Paulo Henrique. Para ele, o grande desafio será monitorar a destinação do pactuado em Brasília, bem como o processo de execução dentro dos prazos.

Além das emendas, o coordenador da bancada do PT na comissão Mista do Orçamento, deputado Assis Carvalho, conseguiu um espaço para a inclusão de recursos para a Uespi. “Aprovamos uma emenda de 500 mil para o orçamento de 2017. Isso me alegra porque permitirá que, a partir de 2017, a gente possa aprovar verbas suplementares para fortalecer a nossa universidade”, destacou o parlamentar.

Nouga Cardoso avaliou de forma positiva o encontro com parlamentares. “Todos os deputados receberam bem as demandas da Uespi, e nós construímos as possibilidades deles alocarem os recursos das emendas para investimento em estrutura física e estrutura didática-pedagógica”, finalizou o reitor.