Pesquisa pioneira da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp analisou com auxílio de um software público 28 tomografias em duas dimensões de pacientes com tumores de pescoço e cabeça.

O programa possibilitou a análise das imagens em três dimensões e com um destaque colorido na tela do computador do médico, o que melhora o diagnóstico da situação.

O software, criado pelo CTI de Campinas, viabiliza ainda que o tumor seja avaliado por todos os ângulos, fornecendo mais detalhes deste cisto.

“É possível rotacionar as estruturas, avaliar as bordas dos tumores e a sua morfologia. É possível ver sua topografia de forma a trazer ao paciente mais segurança neste processo”, afirma o pesquisador João Pedro Gomes.
As informações detalhadas entregues pelo software podem prevenir uma reincidência da doença porque o médico poderá ver até aonde o tumor se prolonga e fazer a retirada total da estrutura, o que não é sempre possível em tomografias em duas dimensões.

“Você consegue ver até aonde o tumor se estende e evita de ter que fazer uma segunda cirurgia. Evita ter uma recidiva [reaparecimento] de você ter deixado algum resto de tumor anterior”, disse o pesquisador André Luiz Ferreira Costa.

O trabalho dos pesquisadores da Unicamp foi publicado em uma revista internacional é pioneiro e pode ser aplicado em outros tipos de câncer.

A partir de 2018 novos estudos vão avaliar a eficácia desta descoberta nas cirurgias realizadas no Hospital de Clínicas da Unicamp (HC).

A ideia é usar a reconstrução tridimensional de um tumor para um grupo de médicos e comparar os resultados com o método tradicional de tomografia.

“Nós vamos verificar quantos tumores efetivamente foram removidos de uma forma completa. Essa é a forma da gente validar os resultados obtidos deste estudo anterior nesse estudo retrospectivo”, disse a professora de medicina da Unicamp Carmem Silvia Passos Lima.

Fonte: G1 (https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/unicamp-usa-software-publico-para-aumentar-chances-de-retirada-total-de-tumor-de-pescoco-e-cabeca.ghtml).

O software público brasileiro de que trata a matéria é o InVesalius, que se encontra no portal e pode ser acessado por meio do endereço https://softwarepublico.gov.br/social/invesalius.