Orzil News
Brasília, April 19, 2024 6:02 PM

Universidade de Oxford publica artigo sobre fiscalização nos municípios brasileiros

Publicado em: 23/07/2018 15:07 | Atualizado em: 23/07/2018 15:07

Universidade de Oxford publica artigo sobre fiscalização nos municípios brasileiros

Controle

Texto foi escrito por Sérgio Seabra, auditor da CGU e atual assessor de controle interno do Ministério da Integração

Publicado: 20/07/2018 17h20

“Como a auditoria pode ser direcionada contra a corrupção: o caso do programa brasileiro de fiscalização voltado a municípios”. Esse foi o tema de um artigo escrito pelo chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério da Integração Nacional (AECI/MI), Sérgio Nogueira Seabra, sob orientação do professor Michael Barzelay, da Escola de Economia e Ciência Política de Londres (LSE). O texto está publicado no site da Escola de Governo Blavatnik (BSG), ligada à Universidade de Oxford (Reino Unido).

Acesse o texto na íntegra (em inglês)

“O artigo demonstra como a atuação da CGU foi capaz de reduzir a corrupção nos municípios e, ao mesmo tempo, protegê-los contra influências políticas”, explica Seabra. O texto analisa as características do Programa de Fiscalização em Entes Federativos, que aprimorou a seleção por sorteios públicos – modalidade criada em 2003, que já alcançou mais de 2,2 mil prefeituras e avaliou a aplicação de montante superior a R$ 24 bilhões repassados pelo Governo Federal.

Sérgio Seabra é auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC) desde 1996. Na CGU, já atuou como secretário de Transparência e Prevenção da Corrupção e secretário Federal de Controle Interno Adjunto. Ele faz parte do programa Lemann Visiting Fellows of Practice 2018-2019, oferecido pela BSG. Como membro, se propõe a colaborar com pesquisas sobre políticas governamentais de integridade e combate à corrupção.