Orzil News
Brasília, March 28, 2024 11:35 AM

Universidades devem ter visão de futuro e reitores comprometidos, dizem especialistas

Publicado em: 16/10/2021 14:10 | Atualizado em: 16/10/2021 14:10

Audiência na Comissão de Educação debateu propostas que regulamentam a escolha de reitores

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Audiência Pública - PL 2699/2011 - Escolha de reitores das instituições de ensino superior. Dep. Tiago MitraudNOVO - MG
Tiago Mitraud: “Não podemos contaminar o debate com a atual situação política no Brasil”

Uma universidade com visão de futuro, inserida em uma comunidade, conectada com empresas e governos, comprometida com a formação de pessoas e a pesquisa e ainda com a apresentação de resultados foram alguns dos pontos defendidos por participantes de uma videoconferência que discutiu nesta sexta-feira (15) o modelo de escolha de reitores das instituições de ensino superior no Brasil. Na avaliação dos debatedores, um bom reitor deve possuir capacidade científica e de liderança e estar a par das constantes mudanças no País e no mundo.

A audiência foi promovida pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, a pedido do deputado Tiago Mitraud (Novo-MG). Ele é relator do Projeto de Lei 2699/11 e de outras 14 propostas apensadas, que tratam da escolha de reitores.

Atualmente, a Lei 5.540/68 estabelece que os reitores e os vice-reitores das universidades federais são nomeados pelo presidente da República dentre uma lista com três nomes indicada pelo colegiado máximo da instituição de ensino. No Brasil, tornou-se prática a nomeação dos dirigentes a partir de eleições internas nas universidades. Ocorre que, nos últimos anos, o governo federal se valeu da prerrogativa de indicar qualquer nome da lista, em vez de nomear o primeiro colocado em tais eleições.

Tiago Mitraud admitiu que o tema é polêmico e lembrou que há quem considere que o atual modelo favorece grupos políticos das universidades. Outros reclamam de interferência do presidente da República na escolha, violando a autonomia universitária.

“Eu tenho proposto de a gente tentar ignorar quem é o atual presidente, as atuais divergências e olhar de uma forma mais macro ao longo do tempo como a escolha tem sido feita, o que acontece no mundo inteiro. Para não contaminar o debate com a atual situação política no Brasil, a gente olhar o histórico, a experiência internacional e pensar em algo que vai ficar pelas próximas décadas”, defendeu o relator.

Ele já apresentou um primeiro parecer sobre o assunto, que deverá ser pautado nas próximas semanas na Comissão de Educação, mas ainda está aberto a sugestões.

No relatório, Tiago Mitraud propõe a criação, pelo colegiado máximo da instituição de ensino, de um comitê de busca que escolherá e indicará uma lista tríplice de nomes ao Ministério da Educação (MEC) para nomeação aos cargos de reitor e vice-reitor.

Esse comitê, por sua vez, contaria com a participação de professores e representantes indicados por institutos de pesquisa e por empresas que integrem o ecossistema em que a universidade está inserida.

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Audiência Pública - PL 2699/2011 - Escolha de reitores das instituições de ensino superior. Ex-Secretário Executivo do MEC e ex-Diretor da Faculdade de Tecnologia - FATEC de São José dos Campos, Luiz Antônio Tozi
Luiz Antônio Tozi: “Não podemos ficar a reboque dos estilos dos diversos governos”

Comitê
A sugestão de um comitê de busca para escolha de reitores também foi feita, na audiência, pelo ex-secretário executivo do MEC Luiz Antônio Tozi. Resumidamente, no modelo proposto por ele, o comitê selecionaria os três candidatos da lista tríplice a partir de diversos inscritos e submeteria essa lista à comunidade acadêmica para definição da priorização. O resultado seria submetido ao MEC para parecer e homologação.

Segundo Tozi, um reitor deve ter a capacidade de articular pessoas, tecnologias e empresas e governos, além de dar confiança ao sistema. “Para escolher um reitor, precisamos de uma visão de futuro. Estamos com uma crise gravíssima de visão de futuro. As universidades têm de construir suas próprias visões de futuro. Não podemos ficar a reboque dos estilos dos diversos governos”, afirmou.

Outro defensor do comitê de buscas, o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cândido Albuquerque, considera inaceitável o atual modelo de escolha de reitores. “Fazemos campanha política e partidária dentro das universidades. Não se discute mérito do candidato do ponto de vista de gestor”, disse. Albuquerque era o último da lista tríplice, e foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir a reitoria da UFC em agosto de 2019.

O deputado Gastão Vieira (Pros-MA) também se disse preocupado com a escolha para reitor nos moldes atuais. “Virou uma luta política dentro das universidades. Em muitos casos, é corporativista. Eu votava no reitor que era melhor para mim”, reforçou.

Alunos
Cândido Albuquerque criticou, por outro lado, a participação de alunos no processo de escolha, principalmente os mais novos no ambiente universitário. “Um aluno que acabou de entrar na universidade não poderia votar. Às vezes, aluno do segundo semestre está lá decidindo os destinos da universidade.”

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Audiência Pública - PL 2699/2011 - Escolha de reitores das instituições de ensino superior. Ex-Reitor da Universidade de São Paulo - USP, Jacques Marcovitch
Jacques Marcovitch defendeu que os estudantes sejam incluídos no processo de escolha

Já o ex-reitor da Universidade de São Paulo (USP) Jacques Marcovitch é da opinião de que alunos, especialmente os que já se formaram, devem ser ouvidos.

“Nós teríamos as nossas lideranças boas que ocupam funções de destaque se não tivéssemos o convívio de gerações de professores, de funcionários e estudantes?”, questionou Marcovitch. “Aqui não estamos defendendo o voto igual para cada um dos integrantes da comunidade universitária. Mas, ao excluir os estudantes da participação do debate colegiado e inclusive da escolha de dirigentes, estaríamos inibindo o surgimento de lideranças de que o Brasil tanto precisa.”

Marcovitch recomendou ainda cuidado na elaboração do modelo para a escolha de reitores. Um modelo único, acredita, pode não ser o ideal em um país diverso como o Brasil. “Eu não gostaria que, na minha universidade, uma lei federal determinasse como o reitor deve ser eleito.”

A deputada Angela Amin (PP-SC), por sua vez, destacou um modelo de governança universitária que saiu de Florianópolis e se espalhou por Santa Catarina. “O estado de Santa Catarina cresceu economicamente por fazer com que tenhamos profissionais habilitados para suas vocações. Criou-se um ecossistema no estado onde faz parte da academia o PIB daqueles que investem ou querem investir”, explicou.

Audiência anterior
A escolha de reitores já foi tema de uma audiência realizada em 16 de julho. Na ocasião, discutiram o assunto representantes do Ministério da Educação e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), entre outros.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Roberto Seabra

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Cursos de autoria do Grupo Orzil e time de professores. Exclusivos, inéditos e sempre atualizados!


Conteúdo e Inscrições Cursos Presenciais+   Conteúdo e Inscrições Cursos Online Ao Vivo+

21 e 22 – Fundações de Apoio – Abordagem Jurídica do TCU  Últimas Vagas!

25 a 27 – Prestação de Contas de Convênios – Fundamentos, Execução e Análise Últimas Vagas!

25 a 29 – Plataforma +BRASIL – Completo 40h, 5 dias Confirmado! Últimas Vagas!

28 a 29 – Tomada de Contas Especial (TCE) e a Nova Portaria 1.531/2021

 


Conteúdo e Inscrições Cursos Presenciais+   Conteúdo e Inscrições Cursos Online Ao Vivo+

4 e 5 – Planejamento e Execução do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC  Últimas Vagas!

4 e 5 – Emendas Parlamentares Confirmado!

4 e 5 – Entendendo de Tributação e Notas Fiscais

8 e 9 – Fiscalização e Acompanhamento de Convênios Confirmado!

10 a 12 – A Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021) Modalidade Presencial – Esgotada!

10 a 12 – Elaboração de Termo de Referência/Projeto Básico – Nova Lei 14.133/2021 Confirmado!

11 e 12 – Plataforma +BRASIL 1 (Proposta e Plano de Trabalho) Confirmado!

16 e 17 – Plataforma +BRASIL 2 (Execução e Prestação de Contas) Confirmado!

16 e 17 – Captação de Recursos Federais Confirmado!

16 e 17 – O Pregão na Nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021) Últimas Vagas!

21 e 22 – Planilha de Custos e Formação de Preços, 16h 2dias. Últimas Vagas!

18 e 19 – Elaboração e Análise de Projetos e Plano de Trabalho Confirmado!

18 e 19 – Contratação Direta e a Nova Lei Licitações e Contratos nº 14.133/2021 Últimas Vagas!

22 a 26 – Plataforma +BRASIL – Completo 40h, 5 dias Confirmado!

22 e 23 – Políticas Públicas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS

24 a 26 – A Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021) Últimas Vagas!

24 a 26 – Marco Regulatório de Ciência, Tecnologia e Inovação – Marco CTI Confirmado!

29 e 30 – Plataforma +BRASIL – Transferências Voluntárias de Obras e o novo Módulo Empresas Confirmado!

29 e 30
– Termo de Execução Descentralizada – TED

29 a 03/12 – Plataforma +BRASIL – Completo: Imersão de 40h, 5 dias


Conteúdo e Inscrições Cursos Presenciais+   Conteúdo e Inscrições Cursos Online Ao Vivo+

01 a 03 – Prestação de Contas de Convênios – Fundamentos, Execução e Análise, 24h 3 dias Confirmado!

02 e 03 – Entendendo a Legislação de Convênios, 12h 2 dias, Últimas Vagas!

02 e 03 – A Responsabilidade dos Agentes Públicos perante o TCU, 16h 2 dias

06 e 07 – Planejamento e Execução do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC, 16h 2 dias Confirmado!

06 a 08 – A Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021), 24h 3 dias Confirmado!

06 e 07 – Emendas Parlamentares, 16 horas 2 dias Confirmado!

06 e 07 – Planejamento e Execução do Marco Regulatório – MROSC, 16h  2 dias

06  10 – Plataforma +BRASIL – Completo 40h, 5 dias Confirmado!

8 – Editais de Chamamento Público, 8h 1 dia

09 e 10 – Elaboração e Análise de Projetos e Plano de Trabalho, 16h 2 dias

13 e 14– Captação de Recursos Federais, 16h 2 dias

13 a 17 – Plataforma +BRASIL – Completo 40h, 5 dias Confirmado!

20 a 22 – Marco Regulatório de Ciência, Tecnologia e Inovação – Marco CTI, 24h 3 dias 


Conteúdo e Inscrições Cursos Presenciais+   Conteúdo e Inscrições Cursos Online Ao Vivo+

19 a 21 – A Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021), 24h 3 dias Confirmado!

24 a 28 – Plataforma +BRASIL Completo: Imersão de 40h, 5 dias Confirmado!

27 e 28 – Entendendo a Legislação de Convênios, 16h 2 dias

 

 

 


Conteúdo e Inscrições Cursos Presenciais+   Conteúdo e Inscrições Cursos Online Ao Vivo+

01 a 02 – Elaboração de Termo de Referência e Projeto Básico, 16h 2dias

03 e 04
– Emendas Parlamentares, 16h 2 dias

09 a 11 – A Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021), 24h 3 dias

14 – Editais de Chamamento Público, 8h 1 dia

15 e 16 – Captação de Recursos Federais (Convênios; Contratos de Repasse; Termos de Fomento, Colaboração e de Parceria; e TED), 16h 2 dias

17 e 18 – Elaboração e Análise de Projetos e Plano de Trabalho, 16h 2 dias

21 – Captação de Recursos para Parques Tecnológicos, 8h 1 dia

21 e 22 – Planilha de Custos e Formação de Preços, 16h 2dias

22 e 23 – Planejamento e Execução do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC, 16h 2 dias

23 a 25 – Prestação de Contas de Convênios – Fundamentos, Execução e Análise, 24h 3 dias

21 a 25 – Plataforma +BRASIL Completo: Imersão de 40h, 5 dias

28 a 01/03 – Fiscalização e Acompanhamento de Convênios, 16h 2dias


Valores de Investimentos:
– Curso de 08 horas (1 dia): R$ 2.247,00 (Presencial) / R$ 1.247,00 (Online Ao Vivo)
– Curso de 12 horas (2 dias): R$ 2.547,00 (Presencial) / R$ 1.547,00 (Online Ao Vivo)
– Curso de 16 horas (2 dias): R$ 2.747,00 (Presencial) / R$ 1.747,00 (Online Ao Vivo)
– Curso de 24 horas (3 dias): R$ 3.247,00 (Presencial) / R$ 2.747,00 (Online Ao Vivo)
– Curso de 40 horas (5 dias): R$ 4.247,00 (Presencial)