Orzil News
Brasília, March 29, 2024 3:32 PM

Universidades federais: o que os deputados estão fazendo para assegurar recursos

Publicado em: 03/04/2018 14:04 | Atualizado em: 24/05/2018 13:05

Universidades federais: o que os deputados estão fazendo para assegurar recursos – Bloco 4

O que os deputados estão fazendo para assegurar mais recursos para as universidades federais e a expansão das matrículas? Há quem reclame dos custos e defenda até uma reforma universitária. Existem também dezenas de propostas de criação de novas universidades como fator de desenvolvimento regional

04 de abril, às 03h

Atentos às dificuldades das universidades públicas federais, os deputados têm buscado apresentar projetos que assegurem os recursos necessários ao funcionamento das instituições. Isso porque também é grande o número de projetos que defendem a criação de novas universidades.

Um dos projetos em tramitação (PL1838/15) busca reduzir um dos principais pontos de gastos das universidades, as tarifas de energia elétrica. O reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Roberto Leher, explica que a conta de energia elétrica aumenta ainda mais de acordo com as pesquisas realizadas. Um dos maiores consumidores, por exemplo, é o tanque oceânico do Instituto de Engenharia da universidade:

Roberto Leher: “A maior conta individual da UFRJ é o pagamento de energia. Os grandes projetos de pesquisa que vêm da Lei de Inovação e etc. não enxergam. A universidade vai incorporando grandes laboratórios, supercomputadores, ela vai robustecendo a sua infraestrutura e o custo de energia está embutido aqui dentro.”

Mas o grande foco dos parlamentares são os projetos que autorizam o Poder Executivo a criar novas universidades. São cerca de 30 projetos em tramitação. No final de 2017, em uma sessão do Plenário, foram aprovadas quatro novas universidades em Goiás, Piauí e Mato Grosso.

O deputado Daniel Vilela (PMDB-GO) destacou as universidades goianas.

Daniel Vilela: “Campi consolidados, com mais de trinta anos de existência, com mais de 10 mil alunos, inúmeros professores, técnicos-administrativos, com mais de 30 cursos oferecidos em cada uma das unidades, com uma faculdade de Medicina federal, tanto em Jataí – já na sua quinta turma – quanto em Catalão, na iminência da sua primeira turma.”

Mas o deputado Ivan Valente (Psol-SP) mostrou preocupação com a manutenção dos novos cursos.

Ivan Valente: “Nossa única preocupação na criação destas universidades é que não crie uma pulverização tão grande que elas não tenham força para reivindicar mais verbas, mais qualidade de ensino.”

Já o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) afirmou que o sistema atual tem um alto custo:

José Carlos Aleluia: “O Brasil é a oitava economia do mundo e não tem uma universidade entre as 200 melhores do mundo. Ou faz uma reforma universitária ou continuaremos tendo universidades muito caras, com péssimos resultados, e que se transformaram em guetos de extrema esquerda muito além do que se pode imaginar.”

Mas os deputados que defendem novas universidades costumam ressaltar a importância das instituições para o desenvolvimento regional. É o caso do deputado Deoclides Macedo (PDT-MA), que busca a criação da Universidade Federal do Maranhão do Sul (INC 4057/17).

Deoclides Macedo: “O Maranhão é o segundo estado em extensão territorial e o quarto em população do Nordeste brasileiro. E só tem uma única universidade federal. Há estados nordestinos com territórios e populações menores que o Maranhão que possuem mais de uma universidade federal, como é o caso da Paraíba, do Rio Grande do Norte e da Bahia. Além disso, O sul do Maranhão é formado pela união de 49 municípios.”

Também a deputada Josi Nunes (PMDB-TO) destaca a importância da criação da Universidade Federal do Norte do Tocantins (PL 5274/16):

Josi Nunes: “Temos plena consciência de que a criação dessa instituição será fundamental para a expansão do ensino superior na microrregião do Bico do Papagaio e seu entorno. E também que essa medida beneficiará aproximadamente um milhão e setecentos mil habitantes, abrangendo 66 municípios pertencentes ao estado do Tocantins, Pará e Maranhão.”

Já o deputado Leo de Brito (PT-AC) mostrou a difícil manutenção dos cursos já criados. Ele usou a tribuna para reclamar da falta de recursos para implementar novos cursos na Universidade Federal do Acre:

Leo de Brito: “Os recursos que deveriam ser repassados para a Universidade Federal do Acre não foram repassados. Quatro cursos muito importantes: engenharia agrícola, engenharia de pesca, ciências biológicas e engenharia de alimentos. E a juventude está aguardando, porque quer ter acesso à universidade.”

Conheça, no último capítulo: um perfil dos alunos que entram nas universidades federais e as avaliações sobre as políticas de cotas.

Reportagem – Sílvia Mugnatto
Produção – Daniela Rubsteim
Edição – Mauro Ceccherini
Trabalhos Técnicos – Ribamar Guimarães

REGISTRO AUT. 125985318082018/ORZIL


Análise de Notas Fiscais e Tributação

Curso Prático: confere ênfase às normas de tributação e à Nota Fiscal Eletrônica – NF-e de mercadorias e serviços. Emissão de DANFE e regras do SPED na nova concepção de documentação fiscal. Aprofunda os conceitos, análises e aplicações de tributos e contribuições sociais e suas respectivas retenções (IR / PIS / COFINS / CSLL / ISS / INSS). Trabalha também a aplicação das novas regras da desoneração da folha de pagamento.

09 e 10 de abril de 2018 / Brasília – DF