Orzil News
Brasília, April 16, 2024 6:29 AM

Vacinação contra gripe tem apoio das Forças Armadas

  • #ministerio-da-economia
  • #projetos-e-planos-de-trabalho
Publicado em: 27/03/2020 15:03 | Atualizado em: 27/03/2020 16:03

Militares das Forças Armadas estão apoiando os governos municipais e estaduais na Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe Influenza (H1N1 e H3N2), nas regiões Sudeste, Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país.

Nesta primeira etapa, os públicos prioritários são pessoas acima de 60 anos e profissionais da saúde, público esse com maior vulnerabilidade de infecções e contaminação do Coronavírus.

A fase seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril, com o objetivo de prevenir doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento.

esta imagem não possui descrição

A última fase, que começa no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (mães até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. Ao todo, cerca de 67 milhões de pessoas devem ser vacinadas.

Para o secretário em Vigilância e Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, o desafio é realizar a campanha com segurança e evitar aglomerações. “Precisamos proteger os mais vulneráveis e os que estão na linha de frente no atendimento”, explicou Oliveira.

Um diferencial deste ano é a vacinação “drive-thru” em alguns estados, ou seja, a pessoa que será vacinada não precisará sair do carro. Esse sistema acelera o processo de vacinação e movimentação nos postos de vacinação.

Militares também estão realizando doação de sangue. Uma parceria com o Hemocentro da Universidade de Campinas (Unicamp) está possibilitando doações diretamente dos quartéis. Nesta quinta-feira (26), houve coleta na Companhia de Comando da 11° Brigada de Infantaria Leve, em Campinas.

Balanço das ações
Até o momento, estão sendo empregados cerca de 145 viaturas, 29 embarcações e mais de cinco mil militares da Marinha, Exército e Aeronáutica, que trabalham em ações de conscientização da população, apoio a órgãos governamentais e de fronteiras, limpeza e descontaminação de locais públicos, postos de triagem, campanhas de vacinação, montagens de barracas para atendimento, dentre outras.

Por Tenente Edwaldo

Foto: Tenente Ferrentini e Soldado Ferreira (Exército)

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Ministério da Defesa (MD)
(61) 3312-4071

[show_course id=”887,899″]
[show_course id=”905,906″]