Orzil News
Brasília, April 18, 2024 10:36 AM

Visões Lab abre inscrições no Festival Visões Periféricas

Publicado em: 31/07/2018 16:07 | Atualizado em: 31/07/2018 16:07

Visões Lab abre inscrições no Festival Visões Periféricas

31.07.2018 – 16:18

Festival Visões Periféricas, cuja 12ª edição acontecerá entre os dias 12 e 17 de setembro de 2018, é um projeto que estimula o surgimento, crescimento e conexão de projetos de audiovisual ligados às periferias do Rio de Janeiro e estados do país. Neste ano, a novidade é a criação do Visões Lab, uma plataforma de fortalecimento do setor audiovisual composta por ações de formação, articulação, inovação e desenvolvimento do mercado.

A plataforma irá criar um ambiente com potencial de gerar negócios entre players e projetos de audiovisual comprometidos com a inserção de jovens realizadores de periferia no mercado e a ampliação do espectro de visões sobre as periferias brasileiras. As inscrições para o Visões Lab vão até o dia 6 de agosto e podem ser feitas aqui.

A plataforma possui quatro linhas de ação. Na Clínica, 80 projetos em qualquer formato (curta, longa, série) e gênero (ficção e documentário) receberão uma mentoria individual de desenvolvimento. No Pitching, os 10 projetos mais bem qualificados na seleção serão apresentados à uma banca com representantes de canais de TV, especialistas e profissionais do mercado e concorrerão à uma premiação. Os projetos passarão por um warm-up (aquecimento) e uma Master class sobre técnicas de apresentação em pitching.

Nas Rodadas de Negócio, os projetos clinicados, com maior potencial de gerar negócios, também serão indicados para encontros com canais e financiadores em potencial. E nas Palestras,  profissionais e especialistas transmitem conhecimento sobre o mercado. O Festival tem apoio da Lei Rouanet.

Visões Periféricas

O projeto estimula o surgimento, crescimento e conexão de projetos de audiovisual ligados às periferias do Rio de Janeiro e estados do país, promovendo uma formação técnica e estética de indivíduos e coletivos nas periferias, ampliando, por meio da produção de filmes, o espectro de visões sobre esses espaços a partir do olhar de quem vive o seu cotidiano.

Sendo um projeto de abrangência nacional, pioneiro e atualmente único no país e na cidade do RJ, o festival possui um papel importante no cenário nacional, regional e local para a difusão dessa produção e o desenvolvimento estético e profissional de novas gerações de produtores e exibidores de audiovisual.

Visões Lab

Visões Lab oferece uma oportunidade única para os players do mercado de entrarem em contato com realizadores e projetos de audiovisual que trazem um olhar inovador sobre temas ligados às periferias brasileiras e que, portanto, possuem um forte potencial de gerar negócios e impactar positivamente o cenário audiovisual brasileiro.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

REGISTRO AUT. 125985318082018/ORZIL