Orzil News
Brasília, April 24, 2024 7:13 PM

Webinar vai debater publicação sobre uso de transporte coletivo e individual nas cidades brasileiras

Publicado em: 10/08/2021 08:08
Especialistas do MDR e do Ipea vão avaliar achados sobre o cenário da mobilidade urbana. Evento está marcado para as 10h30
PEMOB.png

Brasília (DF) – O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) promovem, nesta terça-feira (10), um webinar para discutir a publicação “Tendências e Desigualdades da Mobilidade Urbana no Brasil: o uso do transporte coletivo e individual”. O debate será transmitido pelo canal do Ipea no YouTube a partir das 10h30.

“Essa série tem como objetivo contribuir com informações e análises, sobretudo qualitativas, para a formação do Sistema de Informações Sobre Mobilidade Urbana (Simu), que é uma iniciativa do MDR para sistematizar e divulgar informações sobre a mobilidade no País”, destaca a coordenadora-geral de Gestão de Empreendimentos do MDR, Carolina Baima.

O documento produzido pelo Ipea apresenta um diagnóstico da mobilidade urbana no Brasil nas últimas décadas. Para tanto, foram avaliados dados de gastos das famílias com transporte coletivo e individual motorizado (carros e motos); os custos de transporte urbano; a demanda por transporte público e frota de automóveis e motos; o tempo de deslocamento entre casa e trabalho; e o impacto da pandemia de covid-19 sobre a mobilidade urbana.

A publicação é fruto da assinatura de um termo de execução descentralizada (TED) firmado entre o MDR e o Ipea em novembro de 2019 e com validade até novembro de 2022. Ela será utilizada como ferramenta para o acesso da população aos mais diversos tipos de serviços públicos – como educação, saúde e oportunidades de emprego – por meio de diferentes meios de transporte nos maiores centros urbanos do País.

O acordo com a fundação pública vinculada ao Ministério da Economia prevê a realização de seminários com o poder público local, treinamentos para a equipe do Departamento de Projetos de Mobilidade e Serviços Urbanos (Demob) da Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano (SMDRU) do MDR, além da publicação de estudos com o panorama da mobilidade urbana no Brasil e avaliação de empreendimentos da carteira apoiada pelo Demob.

Serviço
Lançamento do estudo “Tendências e Desigualdades da Mobilidade Urbana no Brasil: o uso do transporte coletivo e individual”
Data: 9 de agosto de 2020
Horário: 10h30
Transmissão: https://www.youtube.com/agenciaipea

fonte MDR