Orzil News
Brasília, March 28, 2024 4:46 PM

Webinário do MCTI discute como aumentar investimentos privados em ciência e tecnologia

Publicado em: 25/05/2021 10:05 | Atualizado em: 25/05/2021 10:05
Para ministro Marcos Pontes, projetos de P,D&I precisam atrair mais capital privado e reduzir dependência de financiamento público

51201093578_f7a9febb4c_c.jpg

Foto: Filipe Rodrigues (SEAPC/MCTI)

Oministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, defendeu o aumento de investimentos da iniciativa privada em projetos de ciência e tecnologia, durante a abertura do abertura do 1º Webinário REVIF MCTI, nesta segunda-feira (24). “O Brasil sempre teve uma dependência muito grande do investimento público para que os projetos do setor de ciência e tecnologia tivessem andamento. Esse tipo de operação tem de ficar gradualmente no passado.”

O webinário da Rede de Viabilização Financeira das Unidades de Pesquisa (REVIF), com o tema “O que o mercado leva em conta ao decidir investir em pesquisa, desenvolvimento e inovação?”, é promovido pela Secretaria de Estruturas Financeiras e Projetos (Sefip) do MCTI. O evento, que será realizado até terça-feira (25), traz uma série de apresentações e discussões com o objetivo de ampliar a participação do setor privado no financiamento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I).

Segundo o ministro, é preciso mudar a forma como as unidades de pesquisa e universidades trabalham para que empresas e investidores vejam a possibilidade de utilizar toda a infraestrutura governamental de pesquisa para desenvolver produtos e serviços. “O ministério tem trabalhado para transformar o conhecimento científico produzido no país em empresas, empregos e levar o Brasil ao protagonismo que merece no cenário internacional.”

Desafio

O secretário de Estruturas Financeiras e Projetos, Marcelo Meirelles, destacou que o desafio do MCTI é colocar o Brasil em dia com o que existe de mais moderno em financiamento para a ciência e tecnologia no mundo. Segundo ele, os 10 países mais inovadores do mundo contam com um elevado percentual de investimentos também da iniciativa privada. “Para isso ocorrer no Brasil, temos de trabalhar para oferecer segurança jurídica, instrumentos e projetos para receber recursos privados”.

Marcelo Meirelles explicou que o 1º Webinário REVIF traz a participação de representantes do setor privado e faz a ponte com os projetos prioritários que estão sendo desenvolvidos pelo setor público. “Esse evento é muito relevante para aqueles que desenvolvem projetos de P, D &I entender o que é importante ter nesses projetos para atrair o capital privado.”

A Rede de Viabilização Financeira das Unidades de Pesquisa do MCTI (REVIF) promove a capacitação, interação e o compartilhamento de informações entre o MCTI, as unidades vinculadas e o setor privado, dando suporte à criação de modelos de negócios e de soluções estruturais, organizacionais e gerenciais que propiciem a viabilização financeira da pesquisa científica no Brasil.

A abertura do webinário também contou com a participação do secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim. A programação do evento inclui palestras sobre temas como fundos de investimentos, endowments, debêntures incentivadas e investimentos de impacto ESG. O 1º Webinário REVIF MCTI pode ser acompanhado pelo canal do MCTI no Youtube.