Orzil News
Brasília, March 29, 2024 1:36 PM

Youtube: O pouso do rover será acompanhado e comentado pelo ministro da CTI e astronauta brasileiro Marcos Pontes

Publicado em: 18/02/2021 21:02

MINISTRO DO MCTI COMENTA POUSO DA MISSÃO PERSEVERANCE EM MARTE EM TRANSMISSÃO AO VIVO

Transmissão da NASA será comentada pelo astronauta Marcos Pontes e Agência Espacial Brasileira
Publicado em 18/02/2021 14h38 Atualizado em 18/02/2021 14h39
aviso de pauta.png

Orover Perseverance da agência espacial americana NASA, que foi enviado em julho do ano passado para Marte, chega nesta quinta-feira (18) ao seu destino. Seu objetivo é explorar regiões do planeta para futuras missões tripuladas, coletar amostras de rochas e solos e testar novas tecnologias, como a produção de oxigênio com recursos naturais do planeta.

O pouso do rover será acompanhado e comentado pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações e astronauta brasileiro Marcos Pontes e pela diretora interina de Inteligência Estratégica e Novos Negócios da Agência Espacial Brasileira (AEB), Michele Cristina Silva Melo em uma live a partir das 17h, horário de Brasília. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a AEB, autarquia vinculada ao MCTI, são responsáveis pelo Programa Espacial Brasileiro.

O setor aeroespacial está em crescimento e um reflexo positivo são os vários lançamentos recentes de foguetes e rovers, o que significa geração de conhecimento científico, tecnológico, novas oportunidades para empregos, novas profissões e produtos, inclusive para o Brasil.

Em fevereiro deste ano, o Governo Federal entregou títulos de propriedade a moradores de Alcântara, no Maranhão, uma das iniciativas de consolidação do Centro Espacial de Alcântara, e parte de uma série de esforços interministeriais para o desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro.

Outras duas missões bem-sucedidas que foram lançadas em 2020 e já estão na superfície do planeta vermelho são a sonda “Tianwen-1”, da agência espacial chinesa e a sonda Hope, enviada pelo Emirados Árabes Unidos.

A live será transmitida no YouTube em www.youtube.com/mctic

SOBRE A MISSÃO PERSEVERANCE

A missão Mars Perseverance Rover é parte do Programa de Exploração de Marte da NASA, um esforço de longo prazo de exploração robótica do Planeta Vermelho.

A missão Mars Perseverance aborda objetivos científicos de alta prioridade para a exploração de Marte, incluindo questões-chave sobre o potencial de vida em Marte. A missão dá o próximo passo não apenas buscando sinais de condições habitáveis em Marte no passado antigo, mas também procurando por sinais da própria vida microbiana passada. O rover Mars Perseverance apresenta uma perfuratriz que pode coletar amostras de núcleo das rochas e solos mais promissores e guardá-los na superfície de Marte para envio à Terra em uma missão futura.

A missão também oferece oportunidades para reunir conhecimento e demonstrar tecnologias que abordam os desafios das futuras expedições humanas a Marte. Isso inclui testar um método para produzir oxigênio da atmosfera marciana, identificar outros recursos (como água subterrânea), melhorar as técnicas de pouso e caracterizar o clima, poeira e outras condições ambientais potenciais que podem afetar futuros astronautas que vivem e trabalham em Marte.
O rover deve pousar em Marte, na cratera de Jezero, em 18 de fevereiro de 2021.

SERVIÇO:
Transmissão do Pouso da Missão Perseverance – NASA
Horário: a partir das 17h, horário de Brasília
Endereçowww.youtube.com/mctic

Atendimento à Imprensa: 061 2033-7515 – [email protected]
Christiane Corrêa – 011 98181-9983
Carlos Antunes – 012 92000-7988