Orzil News
Brasília, April 26, 2024 12:22 AM

Mapa produz estudo inédito sobre OSs e OSCIPs

  • #grupo-orzil
  • #ted
  • #orzil
  • #orzilnews
  • #orzil-cursos
  • #orzil-online
Publicado em: 25/08/2020 19:08 | Atualizado em: 07/10/2020 11:10
LANÇAMENTO
Livro analisa avanços e desafios do MROSCO Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) foi estabelecido pela Lei nº 13.019, de 2014, e iniciou no país, dentre outros pontos, um regime jurídico para as parcerias entre a administração pública e as OSCs. Buscando-se uma melhor compreensão sobre os resultados dessa legislação, foi lançado o livro MROSC: Avanços e Desafios, uma parceria entre o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), a Coordenadoria de Pesquisa Jurídica Aplicada (CPJA) da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito SP) e o Ipea.A obra reúne cinco pesquisas, incluindo a análise de decretos e instrumentos normativos promulgados pelos governos (municipal, estadual e federal) e a percepção de representantes de OSCs e gestores públicos sobre os impactos e desafios postos pela legislação. Além disso, o livro apresenta uma análise da destinação de recursos públicos federais voltados às parcerias com OSCs atuantes no campo da defesa de minorias vulneráveis e um debate sobre a classificação orçamentária das despesas públicas em parcerias com as entidades que compõem o terceiro setor. Há ainda uma parte final com sugestões práticas para o aprimoramento do MROSC.Organizado por Aline Gonçalves de Souza, Aline Viotto e Thiago Donnin, o livro integra a coleção Sustentabilidade Econômica das Organizações da Sociedade Civil, projeto que tem como objetivo principal fortalecer a capacidade institucional da sociedade civil por meio da produção de conhecimento voltado para a sustentabilidade econômica das OSCs.
CURIOSIDADE

No dia 6 de agosto foi comemorado o Dia Interamericano do Escotista. O movimento escotista foi criado em 1907, por Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, na Inglaterra. No Brasil, os grupos de escoteiro são classificados como OSCs, uma vez que não possuem finalidades lucrativas, são legalmente constituídos, privados, autoadministrados e formados de maneira voluntária. De acordo com dados do Mapa das OSCs, existem atualmente mais de 1.100 grupos em atividade no Brasil, a maioria concentrada nas regiões Sul e Sudeste. Navegue pelo Mapa e saiba mais!
BOLETIM  l  Edição Nº 21: Julho – Agosto / 2020
ESPECIAL
Mapa produz estudo inédito sobre OSs e OSCIPsUma nova pesquisa produzida pelo Mapa das OSCs mostra que de 781.921 OSCs em atividade no Brasil, 1.114 são Organizações Sociais (OSs) e 7.046 são Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs). Trata-se de uma qualificação jurídica, outorgada pela administração pública municipal, estadual ou federal para que a organização possa receber benefícios de governos e órgãos públicos (na forma de estabelecimento de parcerias, dotações orçamentárias, isenções fiscais etc.) para a realização de suas atividades, que devem ser, necessariamente, de interesse coletivo da sociedade.O estudo apontou ainda que mais de 90% das OSs foram criadas entre 2011 e 2018, enquanto 70% das OSCIPs surgiram na década anterior, entre 2001 e 2010, sendo que a maioria está concentrada na região Sudeste. Outro dado revelado é que, majoritariamente, OSs e OSCIPs atuam nas mesmas áreas: desenvolvimento e defesa de direitos 31% das OSs e 57% das OSCIPs; cultura e recreação 13% das OSs e 7% das OSCIPs. Além disso, entre 2010 e 2018, as OSCIPs receberam mais dinheiro do governo federal por meio de parcerias: R$ 4.029.711.408,00 contra R$ 528.880,00 das OSs.Essa é a primeira vez que um mapeamento – que inclui ainda dados sobre vínculo e perfil de trabalhadores desse tipo de organização, média salarial, entre outras informações – é feito direcionado exclusivamente a OSs e OSCIPs.
OPORTUNIDADES
Veja editais voltados para OSCsO Programa Itaú Social Unicef abriu inscrições para apoio a OSCs que atuam na área de educação para crianças e adolescentes. Serão selecionadas 40 entidades que receberão assessoria técnica e fomento financeiro para a implementação e realização de suas propostas. O processo de seleção busca privilegiar três eixos: desenvolvimento institucional; desenvolvimento integral de crianças e adolescentes; e articulação no território. Outro programa que recebe inscrições de OSCs é o Klabin Transforma, que visa ao apoio de iniciativas enquadradas em quatro linhas de atuação: desenvolvimento local; educação; cidadania por meio da cultura e esporte; e educação ambiental. O processo de seleção é realizado por uma equipe multidisciplinar da empresa. Mais informações sobre esses e outros editais voltados às OSCs podem ser encontradas no Mapa, na seção Editais.
EVENTOS
Mapa marca presença em eventos virtuaisEm época de pandemia e isolamento social, os eventos online têm se tornado frequentes e uma programação intensa aparece surge para o terceiro setor. O Mapa das OSCs participou de alguns desses eventos, recentemente.Um deles foi uma live, no Instagram, do projeto OSC Legal. O objetivo foi apresentar a plataforma, falar das suas principais características e funcionalidades, além de mostrar alguns números conhecidos sobre o universo das organizações a partir do Mapa. A sessão virtual foi comandada pelo advogado Lucas Seara. Clique aqui para conferir a agenda do projeto para os próximos dias.Outra participação foi no Festival ABCR 2020, realizado no final de junho. Promovido pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), o evento é considerado o maior desse tipo da América Latina e reuniu mais de 600 participantes. A apresentação do Mapa ocorreu, principalmente, em uma palestra sobre a importância da comunicação na captação de recursos, na qual a plataforma foi apresentada como uma ferramenta de comunicação para as OSCs, com o propósito de transparência e visibilidade, entre outras ações. O conteúdo do Festival ainda está disponível (clique aqui para acessar).No Webinar promovido pela Cátedra Unesco-Umesp de Comunicação, foi apresentada a Nota Técnica Os impactos da pandemia de Covid-19 nas OSCs: conjuntura, desafios e perspectivas, elaborada pela equipe do Mapa. Os objetivos foram destacar os impactos imediatos que a pandemia tem imposto às OSCs brasileiras, apontar alternativas e refletir sobre perspectivas, em um esforço de contextualização a partir de mapeamentos e descrições de perfis das organizações em atividades no país, usando-se como fonte, especialmente, o Mapa das OSCs.
COVID-19
Pesquisa indica impactos da pandemia nas OSCs brasileirasUm estudo realizado pela consultoria Mobiliza e pela instituição ReosPartners, divulgado neste mês de agosto, analisou o impacto da Covid-19 nas OSCs brasileiras. A pesquisa foi realizada com 1.760 representantes de organizações de todas as regiões do país, a partir de formulário de perguntas fechadas, complementado com algumas entrevistas. Entre os principais resultados, destaca-se que, 87% das OSCs relataram ter todas ou parte de suas atividades regulares interrompidas ou suspensas por conta da crise; e 73% informaram que a crise as enfraqueceu. Chama atenção entre os dados levantados que, mesmo com as restrições financeiras, até o final de 2020 a maioria das organizações respondentes (87%) prevê continuar as atividades. Clique aqui para acessar o estudo completo.
PARCEIROS

Semana do Investimento Social inicia atividades para Congresso GIFE de 2021

De 3 a 7 de agosto foi realizada a Semana do Investimento Social, promovida pelo Grupo de Instituições, Fundações e Empresas (GIFE), um importante parceiro do Mapa das OSCs. O evento, realizado virtualmente, marcou o início de uma série de atividades que culminará na realização do encontro presencial do 11º Congresso GIFE, em março de 2021, em São Paulo. Entre os temas debatidos nessa Semana, destacam-se: os desafios para a consolidação de uma cultura de doação no Brasil e o papel dos investimentos de impacto, da filantropia, das empresas, do poder público e da sociedade civil organizada para construir um futuro melhor. Clique aqui para mais informações.


Mapa das Organizações da Sociedade Civil: https://mapaosc.ipea.gov.br. Acesse!