Orzil News
Brasília, April 26, 2024 9:05 PM

AEB publica portaria que estabelece procedimentos para transferência de recursos por meio de TED

  • #ted
Publicado em: 09/09/2020 21:09 | Atualizado em: 09/09/2020 21:09

PORTARIA 269/2020, PUBLICADA EM 27 DE AGOSTO, TEM POR OBJETIVO UNIFORMIZAR CRITÉRIOS DE PROCEDIMENTO DA AEB EM DESCENTRALIZAÇÃO DE CRÉDITOS ORÇAMENTÁRIOS

TED SITE (2).png

AAgência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) publicou nova portaria definindo procedimentos para a transferência de recursos mediante Termo de Execução Descentralizada (TED) com órgãos e entidades da Administração Pública. A Portaria nº 269, publicada em 27 de agosto de 2020, substitui a nº 254, de 21 de dezembro de 2018.

O objetivo da portaria é atualizar e uniformizar os critérios e procedimentos da AEB quanto à descentralização de créditos orçamentários e financeiros para órgãos e entidades da Administração Pública Federal, de acordo com a legislação vigente, visando à execução de ações no âmbito da Programa Espacial Brasileiro.

A execução de programas, projetos ou atividades previstas no orçamento da Agência Espacial Brasileira poderão ser realizadas por meio da celebração de TED entre a AEB e a unidade descentralizada. As informações necessárias para a assinatura do TED são: a descrição do objeto, a justificativa, o cronograma físico com a descrição das metas e dos produtos pactuados, o cronograma de desembolso, o plano de aplicação consolidação até o nível de elemento de despesa, a identificação das unidades descentralizadoras e descentralizadas e a identificação dos signatários.

A portaria 269/2020 prevê ainda que o prazo de vigência do TED tem início na assinatura do termo e não será superior a 60 meses, incluindo as possíveis prorrogações. Porém, a vigência pode ser prorrogada até 12 meses mediante justificativa nas seguintes hipóteses: atraso na liberação dos recursos financeiros pela AEB; paralisação ou atraso na execução do objeto diante de determinação judicial, recomendação de órgãos de controle; e no caso do objeto destinar-se à execução de obras, projetos e serviços de engenharia.

Para conferir a  Portaria nº 269/2020 e os Termos de Execução Descentralizada firmados entre a AEB e demais órgãos/entidades, clique aqui.

Sobre a AEB

A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Coordenação de Comunicação Social – CCS