IBGE atualiza manual de aplicativo web gratuito para usuários de GPS

Publicado em: 16/09/2020 - 20:15

Início » ARTIGOS, MANUAIS, LIVROS » IBGE, DIEESE, EBC » Notícias » IBGE atualiza manual de aplicativo web gratuito para usuários de GPS

Editoria: Geociências | Carlos Alberto Guimarães

Resumo

  • Novo manual traz estatísticas de uso do serviço online de Posicionamento por Ponto Preciso (IBGE-PPP).
  • O aplicativo web realizou mais de dois milhões de processamentos desde que foi lançado, em 2009.
  • O app web permite que usuários de equipamentos de navegação por satélite, como o GPS, obtenham coordenadas de alta precisão.
  • Resultados com detalhamento milimétrico são enviados em poucos minutos e de acordo com o sistema oficial (SIRGAS2000).
  • Brasil é o único país da América Latina com esse serviço de processamento de dados online e gratuito.

O IBGE lança hoje (16) nova edição do manual do serviço online de Posicionamento por Ponto Preciso (PPP), um aplicativo web gratuito que fornece coordenadas de latitude, longitude e altitude de qualquer ponto do planeta. O app web processa dados gerados em equipamentos que coletam sinais de sistemas de navegação por satélite, como o GPS topográfico e geodésico – utilizados por profissionais de engenharia e agrimensura. Todas as coordenadas indicadas pelo app estão de acordo com o Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (SIRGAS2000), oficialmente adotado no país.

manual passou a contar com um capítulo sobre estatísticas de uso do aplicativo. Ele mostra, por exemplo, que o serviço já realizou mais de dois milhões de processamentos de cerca de 60 mil usuários no Brasil e no exterior desde 2009, ano de seu lançamento. A nova edição traz também uma visão geral sobre o perfil dos usuários quanto ao tipo de equipamento utilizado no levantamento, ao modo de processamento (estático ou cinemático) e ao tempo de coleta dos dados.

Na avaliação do diretor de Geociências do IBGE, João Bosco, da mesma forma que o Instituto coordena o Sistema Estatístico Nacional, também é responsável pela gestão do Sistema Geodésico Brasileiro, segundo o disposto em Decreto-Lei de 1967. “Nosso desafio é justamente acompanhar a evolução tecnológica para atender as demandas da sociedade. A constante atualização de nossas ferramentas demonstra nosso comprometimento”, acrescenta.

“A praticidade, a precisão milimétrica e a gratuidade são as principais vantagens do sistema”, afirma a gerente de Geodésia do IBGE, Sonia Maria Alves da Costa, que lembra que o Brasil é o único país da América Latina a oferecer gratuitamente este tipo de serviço de georreferenciamento. As ferramentas disponibilizadas no portal do Instituto, segundo Sonia, são importantes e necessárias para obras de infraestrutura, ordenamento territorial e demarcação de imóveis rurais, entre outras atividades no âmbito da engenharia.

O serviço também demonstrou sua relevância após o rompimento da barragem de Brumadinho (MG), em janeiro de 2019. “Acreditamos que nosso serviço foi útil no dimensionamento da tragédia e até no resgate de vítimas”, comenta o supervisor de Processamento GNSS do IBGE, Alberto Luís da Silva.

Equipamentos de georreferenciamento, como o GPS, estão espalhados por todo o território nacional – Foto: Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias

Equipamentos compatíveis e modo de usar

Atualmente existem três categorias de equipamentos GPS em uso: o recreacional (ou navegador), o topográfico e o geodésico. Para os dois últimos, é necessário processar as informações obtidas antes de usá-las. Para que o tratamento seja feito sem custo através do sistema oferecido pelo IBGE, é necessário apenas o envio de poucas informações, como os dados GPS ou GNSS (preferencialmente comprimidos, para reduzir o tempo de recebimento das informações pelo sistema) e o tipo e valor da altura da antena utilizada no levantamento.

Os resultados são enviados em poucos minutos após a submissão dos dados, através do e-mail fornecido pelo usuário. O software para processamento das coordenadas está acessível no link www.ppp.ibge.gov.br.

O mapa abaixo apresenta em vermelho a localização de cada ponto processado entre abril de 2009 e agosto de 2020. Nas regiões Sul e Sudeste do país, a cobertura de pontos é densa, evidenciando a grande procura do serviço nas atividades de georreferenciamento.

Cada ponto vermelho representa uma consulta de coordenada processada pelo app web

A primeira versão do aplicativo foi disponibilizada ao público em abril de 2009. O sistema faz uso do aplicativo de processamento CSRS-PPP, desenvolvido pela Divisão de Geodésia do NRCan (Natural Resources of Canada). A licença de uso do sistema foi oferecida ao IBGE para uso em território nacional, através do Projeto de Infraestrutura Geoespacial Nacional (PIGN), fruto da cooperação entre o Instituto e a Universidade de New Brunswick, no Canadá, apoiado pela Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional (CIDA) e pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

O que é o Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (SIRGAS)

Em 25 de fevereiro de 2005, o Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (SIRGAS2000), compatível com o GPS, foi oficialmente adotado como a nova referência para o Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) e para o Sistema Cartográfico Nacional (SCN).

Desde 2015, após um período de dez anos de transição, são consideradas oficiais apenas as informações produzidas tendo o SIRGAS2000 como sistema geodésico. Essa decisão foi tomada no âmbito do Projeto Mudança do Referencial Geodésico (PMRG), criado em 2000, coordenado pelo IBGE e constituído por grupos de trabalho com representantes de instituições governamentais e privadas, universidades e usuários que lidam com informações georreferenciadas.

Um sistema geodésico de referência é um sistema coordenado, utilizado para representar características terrestres, sejam elas geométricas ou físicas. Na prática, serve para a obtenção de coordenadas (latitude, longitude e altitude), que possibilitam a representação e localização em mapa de qualquer elemento da superfície do planeta.

A diferença fundamental entre o SIRGAS2000 e os antigos referenciais utilizados no Brasil é que estes são de orientação topocêntrica, ou seja, o ponto de origem e orientação dos sistemas está na superfície da Terra. Já o SIRGAS2000 é de orientação geocêntrica, isto é, toma como origem do referencial um ponto localizado no centro da Terra.

Ao adotar o referencial geocêntrico, é possível fazer uso direto da tecnologia de GPS, ferramenta mais adequada para a atualização de mapas, controle de frota de empresas transportadoras, navegação aérea, marítima e terrestre em tempo real. Entre as coordenadas produzidas pelos antigos referenciais e o SIRGAS2000 existe um deslocamento espacial de dezenas de metros, dependendo do local onde se está.

PRT Presencial

Atenta ao cenário global de medidas de prevenção contra a COVID19, a Orzil elaborou o presente Plano de Retorno aos Treinamentos Presenciais – PRT, com muito cuidado, responsabilidade e segurança, baseando-se nas orientações das instituições oficiais de saúde e em práticas das empresas privadas nacionais e internacionais.

A retomada dos cursos presenciais da Orzil está prevista para dezembro de 2020 e as medidas do Plano deverão ser observadas com atenção para a segurança dos alunos, dos professores e da equipe Orzil.

  1. Quantidade Participantes

O distanciamento entre os participantes será praticado com a redução do número de alunos previsto por evento em aproximadamente 50% da capacidade do Auditório Executivo, conforme demonstrado no layout .

Assim, o quantitativo de alunos por curso será de no máximo 13 participantes.

Devido à redução números de alunos, as inscrições não serão pré-reservadas. A confirmação efetiva de participação se dará mediante envio do comprovante firme (nota de empenho, autorização de fornecimento, depósito bancário etc).

  1. Auditório

Nosso Auditório Executivo foi escolhido e projetado para as atividades do PRT. Três áreas de ventilação natural estarão abertas para melhor circulação do ar.

A higienização no local será intensificada e em cada mesa haverá dois tipos de álcool 70% (gel e líquido), bem como máscaras de proteção extra para troca da já utilizada pelo participante.

O aluno deverá usar máscara durante toda a realização do treinamento.

  1. Prevenção

A higienização pessoal será realizada a cada início das aulas e no intervalo do almoço. Além do álcool e da máscara, será disponibilizada  Sapatilha Pró Pé para utilização no ambiente de treinamento.

Tapetes Sanitizante Higienizadores estarão disponíveis em cada entrada das salas da Orzil.

A temperatura dos participantes será diariamente aferida.

  1. Alimentação

Alimentação diferenciada promovida pela Orzil será mantida: dois “coffee breaks” por dia à base de produtos naturais e almoço executivo todos os dias.

A alimentação do “coffee break” será na sala OrzilCoffee e será oferecida em kits descartáveis para consumo individual.

Aluno Orzil terá a opção de almoçar no Restaurante Executivo parceiro da Orzil ou de realizar seu pedido Delivery, em embalagem individual, para consumo em nossa Sala.

  1. Material de Apoio

Nossas apostilas, certificados, formulário de pesquisa de satisfação e materiais complementares serão disponibilizadas conforme padrão Orzil, ou seja, na forma digital e cada aluno terá computador individual para acompanhamento do treinamento.

O Kit Orzil e nossa garrafinha também seguirá o padrão de higienização para utilização imediata dos alunos.

  1. Estacionamento

Para maior agilidade e segurança, manteremos disponível Estacionamento Privativo com área coberta e arejada a todos os alunos Orzil.

  1. Cursos Programados 

– Captação de Recursos de Convênios, 1 e 2 de dezembro de 2020 (16h)
– Projetos e Plano de Trabalho de Convênios – Elaboração e Análise, 3 e 4 de dezembro de 2020 (16h)
– Plataforma +BRASIL Ciclo Completo (celebração, execução, fiscalização e prestação de contas), 7 a 11 de dezembro de 2020 (40h)
– Emendas Parlamentares e o novo Módulo das Transferências Especiais – PI nº 252/2020, 14 e 15 de dezembro de 2020 (16h)
– Prestação de Contas de Convênios – Fundamentos, Execução e Análise, 16 a 18 de dezembro de 2020 (24h)
– Marco Regulatório de Ciência, Tecnologia e Inovação – Marco CT&I, 21 a 23 de dezembro de 2020 (20h)

  1. Informações Finais

As medidas adotadas pelo Grupo Orzil visam maior proteção e comodidade de nossos alunos, professores e colaboradores para que possamos dar continuidade às capacitações com objetivo comum de todos nós: contribuir para o crescimento profissional dos alunos, melhor desempenho das organizações e para o desenvolvimento sócio-econômico do País.