Orzil News
Brasília, April 26, 2024 1:27 AM

20 anos do MD: militares atletas de Alto Rendimento alcançam pódio em competição internacionais e nacionais

Publicado em: 22/06/2019 19:06 | Atualizado em: 22/06/2019 19:06

Desde que foi criado, em 2018, o Programa de Atletas de Alto Rendimento (PAAR) do Ministério da Defesa tem alcançado excelentes resultados para o esporte brasileiro. A contribuição das Forças Armadas, com o apoio do Ministério do Esporte, dos Comitês Olímpico e Paralímpico brasileiros, das confederações e federações esportivas, dos clubes sociais, entre outros parceiros, permitiu que os militares atletas estivessem nos pódios das principais competições esportivas nos últimos meses.

Circuito Mundial de Vôlei de Praia

O vôlei de praia brasileiro deixou sua marca na Polônia, durante a etapa Quatro Estrelas de Varsóvia, do Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2019.

No masculino, a dupla formada pelos militares atletas, o Sargento da Marinha Bruno Oscar Schimdt e o Marinheiro Evandro Gonçalves de Oliveira Júnior, conquistou o ouro no domingo, 16 de junho. Depois de uma grande virada, os brasileiros superaram, na final, os noruegueses Mol e Sorum por 2 sets a 1.

Já no feminino, Ágatha e Duda, Sargentos da Marinha e do Exército, respectivamente, conquistaram a medalha de bronze, no sábado (15), disputando a terceira colocação com as brasileiras, Carolina Solberg e Maria Elisa, também militares (Força Aérea) e integrantes do PAAR, e venceram por 2 sets a 0.

O próximo desafio das equipes brasileiras de Vôlei de Praia será a disputa da Copa do Mundo, em Hamburgo, na Alemanha, a partir do dia 28 deste mês.

FINA Marathon Swim Series, na Hungria

Também no último fim de semana, quatro militares das Forças Armadas participaram da prova de 10km. Destaque para a Sargento Ana Marcela, da Marinha e da Unisanta, que venceu a 3° prova na temporada, 23° na carreira, com o tempo de 1:58:45. Outra militar na prova, a Sargento Betina, do Exército e do Corinthians, terminou em 33° lugar, com 2:04:29.

Luxemburgo Open de Taekwondo

No mesmo período, a Sargento Valéria Rodrigues, da Marinha do Brasil, sagrou-se campeã, após 4 lutas, no Luxemburgo Open de Taekwondo.
Na primeira luta da competição, que teve a participação de 35 países, a militar atleta venceu a adversária da França e, na segunda luta, a da Alemanha. Na semifinal, passou pela Italiana e conquistou o ouro, na disputa com Israel.

Novo recorde sul-americano de natação

Durante a competição de natação Mare Nostrum em Mônaco, o dia 9 de junho, a Sargento da Força Aérea, Jeniffer Conceição, conquistou medalha de prata na categoria 50 metros feminino e ainda voltou para casa com o novo recorde sul-americano na categoria, com o tempo de 30.42.

Copa São Paulo

A equipe brasileira militar de Salto participou do Concurso de Salto Nacional (CSN) “Copa São Paulo”, realizado na Sociedade Hípica Paulista, de 13 a 16 de junho.

Na categoria Amador Top, altura máxima de 1m35, o Tenente-Coronel Renato Pacheco classificou-se nos três dias (5º, 3º e 3º lugares), sagrando-se Campeão. Já na categoria Master Top, também na altura máxima de 1m35, o Tenente-Coronel Cláudio Goggia terminou em 3º lugar.

O outro integrante da equipe, Tenente-Coronel Marcelo Ferme, participou na categoria Amador, na altura máxima de 1m25, e obteve o 7º lugar na segunda prova.

São excelentes resultados diante do nível dessa competição, que é uma das mais qualificadas do calendário da Confederação Brasileira de Hipismo.

Todos esses atletas estão em constante preparação para os 7º Jogos Mundiais Militares, que ocorrerão na China, em outubro deste ano. Depois dessa disputa mundial, o objetivo será as próximas Olímpiadas – Tóquio 2020.

Com informações e fotos da CDMB e do DDM

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)

Ministério da Defesa
61 3312-4071

[show_course id=”834,835″]