Organizações lançam 70 propostas de medidas contra a corrupção

Junto com as medidas, uma campanha para conscientizar as pessoas sobre o assunto também foi lançada

Por Caio Lencioni

Dificilmente você vai encontrar alguém que negue a necessidade de combater a corrupção no Brasil. Mas você já viu propostas concretas para isso? A Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas e a Transparência Internacional Brasil elaboraram um documento com 70 propostas de reforma legislativa, administrativa e institucional, com o objetivo de promover o debate público sobre as causas sistêmicas da corrupção e de oferecer soluções permanentes para o seu enfrentamento no longo prazo.

As 70 medidas propostas incluem anteprojetos de lei, propostas de emenda à Constituição, projetos de resolução e outras normas voltadas ao controle da corrupção. E tudo foi feito com base em pesquisas e de consultas a 373 entidades.

A redução do foro privilegiado, projetos de desburocratização do Estado, normas de transparência e democracia partidária e ficha limpa para servidores públicos são algumas propostas que podem ser encontradas no pacote.

Para que o entendimento desse pacote chegue ao maior número de pessoas, foi criada a campanha Unidos Contra a Corrupção. Além disso, no site da campanha serão disponibilizados os nomes dos candidatos comprometidos com as medidas. Clique aqui para acessar o documento completo.