Orzil News
Brasília, April 26, 2024 9:50 PM

Informações do Sisu agora fazem parte do Serviço de Acesso a Dados Protegidos do Inep

Publicado em: 08/05/2019 18:05 | Atualizado em: 08/05/2019 18:05

O Serviço de Acesso a Dados Protegidos (Sedap) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem agora mais informações para pesquisadores da área de educação. A base de dados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) está disponível para consultas com objetivos institucionais e científicos.

No Sedap é possível conferir dados relativos à inscrição e à oferta de vagas no Sisu. O interessado pode acompanhar a situação do candidato, verificando se ele foi aprovado, como está a matrícula, sua classificação no curso escolhido, a nota, a modalidade de concorrência e o tipo de cota em qual ele se insere. Também é possível ter informações como o código da vaga ofertada, a sigla e o nome da instituição ofertante, o código e nome do campus, nome e turno do curso e o número de vagas ofertadas.

A nova base de dados permite, ainda, o desenvolvimento de sistemas e de projetos de avaliação educacional que visam estabelecer indicadores de desempenho das atividades de ensino no país. Também pode ajudar na formulação de políticas públicas na área de educação ao permitir a elaboração de diagnósticos e recomendações a partir dos resultados das avaliações da educação básica e superior.

Para ter acesso a qualquer base de dados do Sedap os projetos de pesquisa passam por análise técnica. Quando autorizados, os pesquisadores só podem realizar as pesquisas na Sala de Acesso a Dados Protegidos, situada na sede do Inep, em Brasília (DF). A liberação dos resultados da pesquisa também passa por análise técnica e, se aprovadas, são enviadas ao pesquisador por meio seguro. Todas as regras estão no Guia do Usuário.

Dúvidas, solicitações e pedidos de esclarecimento podem ser enviados diretamente para o e-mail [email protected].

Sedap – O Serviço de Acesso a Dados Protegidos (Sedap) é responsável pela concessão, acesso e monitoramento dos dados protegidos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Seu objetivo é viabilizar a realização de estudos, garantindo o desenvolvimento de pesquisas de interesse público, e a manutenção do sigilo e da identidade dos indivíduos e instituições. O Sedap é uma das áreas de atuação do Centro de Informação e Biblioteca em Educação (Cibec), responsável pela gestão do conhecimento educacional, preservação da memória institucional e prestação de serviços de informação. As bases de dados disponíveis são: Censo Escolar – 2007 a 2017; Censo da Educação Superior – 2010 a 2017; Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – 2009 a 2017; Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)/Prova Brasil – 2009 a 2017; Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – 2010 a 2018.

Consulte o Guia do Usuário do Sedap

[show_course id=”804,805″]