Orzil News
Brasília, April 26, 2024 5:19 AM

Acompanhe ao vivo a plenária final da 291ª reunião da CNIC

Publicado em: 18/04/2019 13:04 | Atualizado em: 18/04/2019 13:04
A Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) analisa, desde a terça-feira (16), projetos candidatos a receber apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A sessão plenária da 291º reunião da comissão ocorre na tarde desta quinta-feira (18), com transmissão em tempo real. Confira abaixo.

Até o momento, estão em pauta 154 propostas, pertencentes às seguintes áreas: artes cênicas (50), artes visuais (23), audiovisual (20), humanidades (14), museus e memória (2), música (32), e patrimônio cultural (13).

Três novos integrantes da Comissão foram empossados na manhã desta quinta-feira: o titular de área de audiovisual, Bruno Luis Margraf Gehring, e seu primeiro suplente, Thiago Wanderley de Freitas; e o titular da música, Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo.

A CNIC

A Comissão Nacional de Incentivo à Cultura é órgão colegiado de assessoramento direto ao ministro de Estado da Cidadania e integra a estrutura deste ministério, sob gestão da Secretaria Especial da Cultura. É formada por representantes dos setores artísticos, culturais e empresariais, em paridade da sociedade civil e do poder público. Os membros, no total de 21, sendo sete titulares, sete primeiros suplementes e sete segundos suplementes, são provenientes das cinco regiões brasileiras, representando as áreas das artes cênicas, do audiovisual, da música, das artes visuais, do patrimônio cultural, de humanidades e do empresariado nacional.

A comissão é responsável por analisar e emitir parecer sobre os projetos culturais que buscam apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Os projetos culturais são avaliados com base em critérios estritamente técnicos, estipulados pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac). Para entrar em vigor, as decisões da CNIC precisam ser homologadas pela Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania. A comissão se reúne mensalmente em Brasília. Confira o calendário das reuniões de 2019.

Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial da Cultura
Ministério da Cultura

[show_course id=”795, 816″]