Grupo Orzil -

Orzil nas redes

Anac passará a utilizar o Sistema Auditar, do BC

Publicado em: 01/11/2017 - 14:44

Início » FISCALIZAÇÃO e COMPLIANCE » Notícias » Anac passará a utilizar o Sistema Auditar, do BC

Anac passará a utilizar o Sistema Auditar, do BC

Desenvolvida a partir de 2012 pelo BC, a ferramenta facilita os processos de trabalho relacionados à atividade de auditoria interna.

01/11/2017 11:37

O Banco Central (BC) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) assinaram termo de cessão de uso do Sistema Integrado de Suporte à Auditoria Interna (Auditar). Desenvolvida a partir de 2012 pelo Departamento de tecnologia da informação e pela Auditoria interna do BC, a ferramenta facilita o gerenciamento dos processos de trabalho relacionados à atividade de auditoria interna. A partir de agora, o Auditar poderá ser utilizado também pela Anac. A cerimônia de assinatura ocorreu no Edifício-Sede, em Brasília, na última segunda-feira (30).

O diretor de Administração, Mauricio Moura, destacou a importância da cooperação entre os órgãos públicos. “Ao compartilhar a tecnologia desenvolvida no BC, possibilitamos que um investimento de Estado seja repassado a outras instituições. Dessa forma, minimizamos os gastos públicos e potencializamos os benefícios que essa ferramenta nos traz”, avaliou.

O diretor presidente substituto da Anac, Ricardo Bezerra, agradeceu a disponibilização do sistema Auditar e enfatizou a importância da parceria. “A ferramenta vai contribuir para o melhor acompanhamento e cumprimento dos prazos das demandas de auditoria da agência. O Sistema Auditar é de fato um benefício muito valioso, que vai contribuir sobremaneira para a rapidez e a qualidade dos processos de trabalho”, ressaltou.

A cerimônia de assinatura do termo de cessão contou ainda com as presenças do chefe da Auditoria do BC, Ailton de Aquino, do chefe do Departamento da tecnologia da informação, Marcelo José Oliveira Yared e do auditor chefe da Anac, Cosme do Patrocínio.

Parcerias
O BC tem amplo histórico de compartilhamento de programas e softwares com outros órgãos da Administração Pública Federal. Além da economia de recursos, há ganhos como a adequação a demandas exclusivas do setor público, que geralmente não são previstas em ferramentas desenvolvidas pela iniciativa privada. Antes da Anac, firmaram acordo para uso do Sistema Auditar o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o Senado Federal, o Supremo Tribunal Federal (STF), a Justiça Eleitoral, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para todos os órgãos do Poder Judiciário, além da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

REGISTRO AUT. 125985318082017/ORZIL


Fiscalização e Acompanhamento de Convênios

Abordagem teórica com estudo de caso sobre a legislação e técnicas de acompanhamento e fiscalização; principais falhas e irregularidades apontadas pelo TCU e CGU; inclui demonstração funcional e operacional do SICONV.

16 e 17 de novembro de 2017 / Brasília – DF

FLYER-FISCALIZAÇÃO