Orzil News
Brasília, April 26, 2024 11:32 PM

Atividades das Forças Armadas refletem proteção e apoio à população

  • #grupo-orzil
  • #siconv
  • #orzil
  • #orzilnews
  • #convenios-federais
  • #servidor-publico
Publicado em: 18/05/2020 10:05

Brasília (DF),  A Operação Covid-19, deflagrada pelo Ministério da Defesa, por meio das Forças Armadas, caminha para o segundo mês de atividades, com os militares empenhados em manter locais públicos desinfectados e em prestar apoio à população mais vulnerável. Nesse sentido, em Santa Maria (RS), o Centro de Adestramento Sul higienizou ambientes e materiais do posto de vacinação da Associação Comunitária do Núcleo Habitacional Tancredo Neves. Em Rondônia, no município de Guajará-Mirim, o 6° Batalhão de Infantaria de Selva capacitou moradores locais para atuarem nas ações de enfrentamento ao novo coronavírus.

esta imagem não possui descrição

No sábado (16), militares do Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba descontaminaram ambientes e material no Porto de Cabedelo. Neste domingo, o trabalho de higienização ocorreu na Escola do Governo e do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), na capital potiguar. Para garantir a segurança da população, a desinfecção foi realizada em horário reservado, sem a concentração de pessoas no local, facilitando a condução da ação e a aplicação dos produtos químicos de forma segura.

esta imagem não possui descrição

A atividade contou com militares das Forças Armadas, habilitados para a descontaminação de ambientes, material e pessoal. Os militares foram capacitados pela Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) do Comando do 3º Distrito Naval.

Em outra região, o Porto de Vila do Conde, o maior do Estado do Pará, localizado em Barcarena, também foi descontaminado. A atividades contou com apoio da Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica do Comando do 4º Distrito Naval.

esta imagem não possui descrição

Para atender famílias ribeirinhas na Região do Alto Pantanal, o Navio-Transporte Fluvial “Almirante Leverger” partiu com 220 cestas básicas e profissionais de saúde. O navio permanecerá na região até 23 de maio. Já no Sudeste, o apoio dos militares aos mais vulneráveis foi reforçado com a arrecadação de aproximadamente três toneladas de alimentos, a serem distribuídos para famílias necessitadas.

Operação COVID-19

O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à COVID-19. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia que recebeu o nome de Operação COVID-19.

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.

Para acessar fotos da Operação COVID-19, visite o Flickr da Operação.

Delitos ambientais

Em continuidade à Operação Verde Brasil 2, militares das Forças Armadas reprimem delitos ambientais na Amazônia Legal. Neste domingo (17), o Comando Conjunto Príncipe da Beira, que atua no Acre, no Amazonas e em Rondônia deu sequência à fiscalização de madeireiras, fez transporte de produtos apreendidos e ofereceu apoio logístico e segurança a agentes de órgãos de Segurança Pública e Fiscalização. Os militares, que atuam em ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais, realizaram apreensões de madeira, de armamentos e munição irregulares.

esta imagem não possui descrição

No Pará, o Comando Conjunto Soares de Andrea também fez reconhecimento aéreo a bordo da aeronave HM-2 Black Hawk, do Exército, e terrestre, em rodovias do Estado. Na malha fluvial, militares da Marinha inspecionaram dezenas de embarcações.

O Comando Conjunto Barão de Melgaço, em Mato Grosso, bloqueou e controlou estradas, revistou viaturas e embarcações. Essas ações resultaram em apreensão de madeira extraída ilegalmente.

Para acessar fotos da Operação Verde Brasil 2, visite o Flickr da Operação.


Por Tenente Felipe Bueno e Margareth Lourenço, com Comandos Conjuntos

Foto: divulgação Forças Armadas
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071