Orzil News
Brasília, April 26, 2024 6:56 PM

Atualização da CADEIA de certificados digitais utilizada nos sistemas de Compras (Comprasnet, SICAF e Siasgnet)

Publicado em: 19/05/2017 10:05 | Atualizado em: 19/05/2017 10:05

18/05/2017 – Atualização da CADEIA de certificados digitais utilizada nos sistemas de Compras (Comprasnet, SICAF e Siasgnet).

 Atualização da CADEIA de certificados digitais utilizada nos sistemas de Compras (Comprasnet, SICAF e Siasgnet).
Anteriormente, o certificado digital utilizado pelos sistemas de compras públicas (COMPRASNET, SICAF e SIASGNET) havia sido emitido pela “Autoridade Certificadora Raiz Brasileira v2” com as intermediárias “Autoridade Certificadora Serpro v3” e “Autoridade Certificadora do Serpro Final v4”.

Agora, essas Autoridades Certificadoras não estão mais emitindo certificados e foram substituídas pelas seguintes: “Autoridade Certificadora Raiz Brasileira v5“, com as intermediárias “Autoridade Certificadora Serpro v4” e “Autoridade Certificadora do Serpro SSL“.

O usuário deve verificar se já possui instalada em seu navegador a nova cadeia de certificação da ICP-Brasil, a cadeia V5. Caso o usuário ainda não tenha, deverá ser feito o download dos seguintes certificados digitais da nova cadeia:

·         Autoridade Certificadora do Serpro Final SSL: http://www.iti.gov.br/icp-brasil/certificados/187-repositorio/4495-ac-serpro-acf
Após efetuado o download, o usuário deve instalar estes certificados em seu navegador conforme orientado pelo fornecedor de seu navegador.

Os usuários que não estiverem com essa cadeia instalada no computador, ao acessar os sistemas de compras, receberão uma mensagem de alerta informando que o certificado não é confiável, situação em que deverá aceitar a solicitação abertura de exceção de segurança, checando o certificado utilizado.

Qualquer problema poderá ser reportado à Central de Atendimento SERPRO, pelo Telefone: 0800-978-2329 ou Via formulário web: Comprasnet e Siasgnet (https://cssinter.serpro.gov.br/SCCDPortalWEB/pages/dynamicPortal.jsf?ITEMNUM=2348), e SIASG (https://cssinter.serpro.gov.br/SCCDPortalWEB/pages/dynamicPortal.jsf?ITEMNUM=2378).