Orzil News
Brasília, April 26, 2024 2:55 AM

BID brasileira fortalece ações de cooperação com setor de Defesa italiano

Publicado em: 25/11/2020 23:11
Brasília (DF), 25/11/2020 – As Associações das Indústrias de Defesa do Brasil e Itália promoveram, nesta terça-feira (24), uma vídeoconferência com autoridades e empresários italianos do setor de Defesa, com o objetivo de estreitar a relação de cooperação setor entre os dois países. Em pronunciamento, o Secretário-Geral de Defesa e Diretor Nacional de Armamentos, Secretário General di Corpo d’Armata (i.e., General do Exército) NNicolò Falasperna destacou que os setores de equipamentos e de logística das duas Nações têm ainda grandes possibilidades de crescimento e que o encontro desta terça abre perspectivas para futuros novos acordos entre os dois países.

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABMIDE), Roberto Gallo, também participou da reunião virtual e destacou que “o Brasil é um parceiro muito importante, quando nos referimos à Base Industrial de Defesa”. Gallo também comentou que ocorreram muitos avanços nos processos de compra e venda de produtos entre os dois países nos últimos 15 anos, mas avaliou que ainda há espaço para continuar.

20201125_seprod3.jpg

O Secretário de Produtos de Defesa, Marcos Degaut, reforçou que a palavra chave neste momento é concretude, devido a produção de resultados concretos, que define o espírito que norteia as reuniões bilaterais. “Brasil e Itália possuem ligação histórica marcada por interesses e princípios comuns, principalmente na área de Defesa. Há, entre os dois países, uma confiança sólida que produz grandes resultados. Grande parte do sucesso na área de defesa do Brasil é fruto dessa cooperação. Essa reunião é um marco que aproxima ainda mais os dois países e deve servir para descobrir novos caminhos, que aumentem a produtividade de nossas bases industriais”, ressaltou. O Secretário brasileiro destacou que o próximo passo será aprofundar as ações conjuntas nas áreas de interesse, artilharia e cibernética, ao reunir especialistas em cada tema.

A vídeoconferência também contou com a participação do Embaixador italiano Francesco Azzarello e de representantes do Chefe do IV Gabinete da Direção Geral para a promoção do Sistema do País (DGSP) – Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional (MAECI) italiano, Andrea Mazzella; da Diretora Geral para a Mundialização e as questões Globais – MAECI, Simone Landini e do Adido de Defesa na Embaixada da Itália em Brasília, Coronel Aviador Leonardo Barone.

Além disso, também participaram os diretores da empresa italiana AIAD: Guido Roseto, Presidente; Carlo Festucci, Secretário-Geral; Mariateresa Gatto, Secretária Geral e Eventos e Paola Riosa, responsável pela área de Defesa.

Por André Pinto
Foto: divulgação Seprod

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa

Agenda Janeiro 2021 – Cursos Plataforma Orzil Online: https://orzilonline.com.br/courses