Orzil News
Brasília, April 26, 2024 8:59 PM

CBS reduzirá burocracia e custo de conformidade no sistema tributário brasileiro, diz SPE

Publicado em: 30/09/2020 17:09 | Atualizado em: 30/09/2020 19:09
Estudo da Secretaria conclui que nova contribuição incrementará a qualidade tributária
A Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS), proposta pelo governo federal (Projeto de Lei nº 3.887/2020), é um importante passo para o incremento da qualidade tributária no país, de acordo com a nota informativa Simplificando o Sistema Tributário, estudo publicado nesta quarta-feira (30/9) pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia (SPE/ME).

Segundo a nota, a CBS reduzirá a burocracia e o custo de conformidade (valores despendidos pelos contribuintes para cumprir deveres fiscais) do sistema tributário brasileiro. A nova contribuição, que prevê a substituição de dois tributos federais – o PIS/Pasep e a Cofins –vai proporcionar também um ganho de eficiência por ser mais equânime e com um menor número de regimes diferenciados e uma maior base tributável, destaca o texto.

Acesse a Nota Informativa Simplificando o Sistema Tributário

“Contribuições semelhantes à CBS são adotadas por diversos países, e geram um ganho de produtividade na economia e uma melhor previsibilidade aos empresários sobre o que pagarão de tributos. Esse modelo permite ainda um sistema tributário mais eficiente. Com menos exceções relacionados a suspensões, isenções e alíquotas zero, se reduz também disputas judiciais e administrativas”, afirma o subsecretário de Política Macroeconômica, Fausto Vieira. “O PIS e a Cofins representam mais de 1/3 dos processos nos judiciários relacionados aos tributos federais, mesmo representando cerca de 1/5 da arrecadação total das receitas federais, justamente devido a esse excesso de regimes diferenciados existentes hoje”, salienta o subsecretário.

O estudo destaca também que a CBS não aumentará a atual carga tributária e será calculada sobre a receita bruta ou o faturamento de todos os bens e serviços das pessoas jurídicas, incluindo importações, excluindo as exportações e deduzindo os impostos coletados nas etapas antecbsriores de produção. Com isso, segundo o texto, a nova contribuição se configurará como um tributo sobre valor agregado ou adicionado, com cobrança não cumulativa e com crédito financeiro, ou seja, o imposto pago na aquisição de todos os bens e serviços nas etapas anteriores será descontado no pagamento desse novo tributo.

Cursos Online diretamente da Plataforma exclusiva da Orzil (Confira fotos dos cursos realizados pela Orzil+)

O Professor estará no estúdio da Orzil em Brasília e ministrará o curso em tempo real, no dia e horário definido nesta programação.

A metodologia implantada na Plataforma permite interação entre professor e alunos com a mesma qualidade e diferencial Orzil.

Benefícios:

– Professores renomados.
– Apostilas digitais e e-books para download na plataforma Orzil Online.
– Plataforma interativa exclusiva da Orzil (o aluno poderá esclarecer suas dúvidas com perguntas escritas pelo chat e/ou por chamadas de áudio ao vivo).
– Review: aulas poderão ser assistidas por até 2 dias após sua realização.
– Pergunte ao professor (canal individual onde os alunos terão 2 dias, após o curso, para dirimir dúvidas sobre os temas abordados em sala de aula).
– Suporte técnico personalizado.
– Transmissão full HD em tempo real com mobilidade dos professores, similar à sala de aula.
– Certificado digital.
– Kit exclusivo Orzil (sorteio).