Orzil News
Brasília, April 26, 2024 11:10 PM

Consulta à Dívida Ativa amplia poder de análise de crédito de bancos e financeiras

  • #siconv
  • #bancos
Publicado em: 27/02/2020 15:02 | Atualizado em: 27/02/2020 15:02
Conheça a ferramenta desenvolvida pelo Serpro que automatiza o acesso aos dados públicos da PGFN

Foto com um casal, de um lado da mesa, e um homem, do outro lado. Na mesa, um computador. Os dois homens sorriem e apertam as mãos. A imagem também traz a logomarca do produto Consulta Dívida Ativa.

Antes de emprestar dinheiro para uma pessoa ou empresa, os bancos promovem uma sofisticada análise de risco para tentar prever se o cliente em questão tem como honrar a dívida que está para ser assumida. Esse cliente já possui dívidas em outras instituições? Está inadimplente? Possui renda compatível com o montante pretendido? Existem bens que vão servir como garantia?

É nesse momento que o banco acessa os diversos cadastros públicos ou privados, gratuitos ou contratados, que estão integrados a sua rede própria de inteligência, como SPC, Serasa, Banco Central, entre outros. Uma das bases de dados mais importantes para essa análise é a da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). É lá que sabemos se um cliente está inscrito na Dívida Ativa da União.
Com o objetivo de dar publicidade sobre os devedores da União para a sociedade, essa consulta está aberta a qualquer cidadão pelo aplicativo Dívida Aberta ou pela Lista de Devedores na página da PGFN.
“Tratam-se de informações muito importantes para bancos e financeiras. Mas essa consulta pública tem um inconveniente para instituições que lidam com um alto volume de trabalho. A cada análise, você tem que abrir o site, digitar um nome, CPF ou CNPJ e depois localizar na página o valor total da dívida, sem mais detalhamentos a respeito dela”, explica Francisco Henrique Oliveira, gestor de Produto do Serpro.

Automação

Afim de tornar essa análise mais ágil, completa e segura, o Serpro desenvolveu uma aplicação capaz de integrar a consulta diretamente aos sistemas dos bancos.

“Com a Consulta Dívida Ativa, você não precisa mais entrar na página da PGFN; o acesso é feito direto pelo seu sistema e você tem resposta imediata, incluindo todos os detalhamentos a respeito da dívida. Não tem que perder tempo analisando planilhas. A integração permite ainda a programação de checagem automática dos dados, ampliando as possibilidades da sua estrutura de análise de crédito”, acrescenta Henrique.

Entre as informações que estão disponíveis apenas para as consultas feitas via aplicação do Serpro estão as situações da dívida, sua natureza (tributária, trabalhista ou previdenciária) e o órgão público que está realizando a cobrança.

A solução foi projetada para atender a demanda de bancos, financeiras, seguradoras e software houses, mas está aberta para contratação de qualquer empresa que utilize a base da PGFN em seu negócio. “Atualmente, estamos com 13 clientes contratados que, juntos, realizam uma média de 25 mil consultas mensais”, completa o gestor.

Conheça

A Consulta Dívida Ativa está disponível para contratação online facilitada e uso imediato. Acesse a página do produto e conheça todas as vantagens que a tecnologia oferece para a sua instituição.

[show_course id=”853,885″]

[show_course id=”888,894″]