Orzil News
Brasília, April 26, 2024 9:47 AM

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em 13 cidades do País

Publicado em: 13/08/2019 17:08

 

Portaria atende municípios do Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Santa Catarina e Sergipe

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) publicou, na edição desta terça-feira (13), o reconhecimento federal de situação de emergência em 13 municípios brasileiros afetados por desastres naturais. Com a medida, as localidades poderão ter acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais, além de intervenções para recuperação de áreas públicas atingidas.

Quatro cidades foram reconhecidas em decorrência de chuvas intensas: Rio Negrinho, São Bento do Sul e Tubarão, em Santa Catarina, e Japaratuba, em Sergipe. Japurá (AM), Pinheiro (MA) e Santa Rosa de Lima (SE) foram atingidas por inundações. Por sua vez, duas cidades de Pernambuco, Abreu e Lima e Olinda, sofreram com deslizamentos.

Mansidão (BA) e Tauá (CE) enfrentam seca, enquanto Cotegipe (BA) passa por estiagem. Por fim, Imaruí (SC) registrou enxurradas.

O apoio emergencial por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do MDR, é complementar à atuação dos governos estaduais e municipais.

O auxílio pode ser solicitado sempre que necessário – inclusive em situações recorrentes, como é o caso de desastres ocasionados por seca ou chuvas intensas.