Orzil News
Brasília, April 26, 2024 11:18 PM

Defesas Civis estaduais e municipais devem atualizar dados para solicitar recursos federais

Publicado em: 11/03/2021 21:03 | Atualizado em: 11/03/2021 21:03
Cadastro de informações é feito por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR)
cadastro S2ID
foto mdr

Brasília (DF) – Neste início de ano, diversos desastres naturais são registrados por todo o País. Chuvas intensas, inundações, enxurradas, vendavais, estiagem e longos períodos de seca causam impacto no dia a dia dos municípios e na vida da população. A Defesa Civil Nacional apoia governos estaduais e municipais nas ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. Mas para solicitar o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade e acessar recursos federais, gestores das Defesas Civis estaduais e municipais devem manter informações atualizadas junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

As informações devem ser repassadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). “Em caso de desastres, os municípios podem ter acesso ao apoio do Governo Federal, mas se as informações estiverem desatualizadas, o repasse pode atrasar. Nesta época do ano, em que o número de ocorrências de desastres naturais aumenta, os gestores locais precisam ficar atentos”, afirma o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do MDR, Alexandre Lucas.

O secretário recomenda que os municípios mantenham ativas a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Comdec). Se ainda não esteja em funcionamento na cidade, os gestores podem entrar em contato com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do MDR para a estruturação do órgão. “É no município que os desastres naturais ocorrem e a população e a prefeitura precisam estar organizadas sobre o que fazer e como fazer nessas situações”, destacou Alexandre Lucas.

Capacitação

Para apoiar as gestões locais e os profissionais de Defesa Civil municipais, o MDR também oferece uma série de cursos na modalidade Ensino a Distância (EaD) para a utilização do S2ID. Para acessar as capacitações, clique neste link. Os cursos são gratuitos.