Orzil News
Brasília, April 27, 2024 4:26 AM

ÉPOCA e Instituto Doar abrem inscrições para Prêmio Melhores ONGs 2018

  • #siconv
  • #tcu
  • #mrosc
  • #cgu
  • #ted
  • #tce
  • #projetos
  • #siafi
  • #cauc
  • #ministerios
  • #mma
  • #prefeitos
  • #cinema
  • #ti
  • #sismob
Publicado em: 29/11/2017 11:11 | Atualizado em: 30/11/2017 09:11

BRASIL

ÉPOCA e Instituto Doar abrem inscrições para Prêmio Melhores ONGs 2018

É a maior premiação do terceiro setor do Brasil. O prazo para inscrições vai até o dia 15 de fevereiro de 2018

MARCELO ESTRAVIZ*
28/11/2017 14h41
Troféus do Prêmio Melhores ONGs 2017 (Foto: Época)

Pelo segundo ano consecutivo, o Instituto Doar e a revista ÉPOCA se unem para premiar a gestão e a transparência das ONGs brasileiras. O Prêmio Melhores ONGs é o maior prêmio do terceiro setor no Brasil. Vem em momento oportuno. No meio do caos das organizações governamentais (OG) fica imprescindível celebrar e reconhecer as não governamentais exemplares.

Neste ano, premiamos as 100 melhores ONGs do país. Logo após a entrega dos troféus das melhores ONGs, Leona Forman, fundadora e presidente da Brasil Foundation, uma das 100 ONGs premiadas, comentou: “Havia no ar uma sensação de cumplicidade, de coisa bem-feita e de celebração entre pares”.

>> Inscrições no site do Prêmio Melhores ONGs 2018

Organizações que atuam para a mesma causa não são concorrentes, como ocorre no mundo empresarial. Uma criança a menos na rua é uma celebração coletiva. Uma cura, um animal salvo, uma floresta preservada, um idoso cuidado. Não há concorrentes, não se disputam clientes. O objetivo é engajar novos aliados, doadores, voluntários.

“Poucas vezes vi tantas pessoas felizes reunidas em um lugar, se confraternizando, com a certeza de que o que as unia era o desejo de transformar o mundo em um lugar melhor para todos”, disse Andrea Wolffenbuttel do Idis, outra ONG premiada.

Nesta segunda edição do Prêmio Melhores ONGs ÉPOCA Doar, estamos animados porque há muita causa a ser reconhecida, muitas organizações pelo Brasil afora que precisam de um holofote. Há muita coisa bonita sendo feita. Precisamos jogar luz nesses oásis de boas coisas sendo bem feitas.

Esperamos atingir a totalidade de estados neste ano. No ano passado, foram 23 os estados representados, nove deles entre as 100 ONGs finalistas. Pudemos premiar cinco organizações como a melhor de sua região e também premiamos as melhores de cada categoria e causa.

Neste ano, aprimoramos ainda mais o sistema de avaliação, que será em duas fases antes de chegar à fase final de avaliação com os alunos e professores da CEAPG da Fundação Getulio Vargas. A primeira fase será de filtragem com questões que consideramos básicas. Já a segunda fase é que fará “desempates” mais qualitativos, em função dos materiais apresentados pelas organizações (planejamento estratégico, plano de captação etc).

Muito se fala sobre a necessidade de as ONGs aprenderem com as técnicas empresariais ou ditas “profissionais”. Faço aqui o desafio de pensarmos o contrário: o que a sociedade pode aprender das ONGs?

Vamos listar apenas algumas coisas: elas realizam ações da forma mais econômica possível, envolvendo muitas vezes voluntários que participam da ação supermotivados. Não há necessidade de investimento de RH para “vestir a camisa” da empresa. Já a vestem. Convencem as pessoas a doar com técnicas de persuasão tão ou mais complexas que as mais avançadas técnicas comerciais. Tem conselhos de direção gratuitos, não cobram bônus nem salários. Não precisam de agências de marketing para buscar uma missão ou um propósito. Na verdade, foram criadas em função disso. A lista seria longa.

A missão desse reconhecimento anual é gerar nas pessoas comuns, como eu e você, a sensação de que dá para fazer, dá para melhorar, podemos fazer bem feito, com transparência e ainda contribuindo para melhorar minha cidade, meu país, nosso mundo.

O prêmio não censura causas, não se trata de comparar se uma missão é melhor do que a outra. O que avaliamos são a gestão e a transparência dos dados das organizações. Elementos que são, a nosso ver, facilitadores na tomada de decisão de um doador em potencial.

As inscrições para esta edição começam no dia 28 de novembro de 2017, Dia de Doar (ou Giving Tuesday, em boa parte do mundo). Uma provocação que já mobiliza mais de 40 países, um contraponto ao consumo desenfreado do Black Friday. Nós criamos o Dia de Doar no Brasil antes de o Black Friday ter a força que tem hoje. Acreditamos que há muito espaço para ampliar uma cultura de doação em nosso país.

Se você conhece alguma organização em seu bairro, ou se é doador ou voluntário, avise-a para que se inscreva. O site é www.melhores.org.br. O prazo de inscrição vai até o dia 15 de fevereiro de 2018. No ano passado, foram 1.560 inscrições. Destas ONGs, 100 foram celebrar o reconhecimento e receberam um troféu e um certificado.

O setor sentia falta dessa validação. Não à toa, a grande maioria delas passou a exibir orgulhosa o selo Melhores ONGs ÉPOCA Doar em seus materiais, muros, carros, assinaturas de e-mails. No site, temos um pot-pourri dessa criatividade. O prêmio ajuda a aprimorar o terceiro setor. E a mostrar que há muitas instituições com trabalhos admiráveis. De certa forma, todos os participantes saem vencedores.

* Marcelo Estraviz é cofundador do Instituto Doar

REGISTRO AUT. 125985318082017/ORZIL


Pregão Presencial e Eletrônico – Visão do TCU

Orienta de forma prática os servidores e colaboradores a exercer a função de pregoeiro e respectiva equipe de apoio, apresentando-se como importante instrumento de trabalho aos usuários que estejam investidos dessas atribuições. Curso com Auditor Federal de Controle Externo do TCU. Inclui a Orientação Normativa/SEGES nº 02, de 06 de junho de 2016 (Listas de Verificação).

14 e 15 de dezembro de 2017 / Brasília – DF