Orzil News
Brasília, April 26, 2024 12:01 PM

Equipe coordenada por Sargento das Forças Armadas conclui protótipo de respirador de baixo custo

  • #grupo-orzil
  • #siconv
  • #orzil
  • #convenios-publicos
  • #orzilnews
  • #convenios-federais
  • #servidor-publico
Publicado em: 09/07/2020 12:07

Brasília (DF),  As Forças Armadas estão envolvidas no combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus. Desde a deflagração da Operação Covid-19, inúmeras ações são implementadas por todo o Brasil. Em meio a esse esforço, um grupo de pesquisadores iniciou a criação de protótipo para ser utilizado no tratamento de pessoas infectadas pelo vírus. O Sargento do Exército Rodrigo Costa dos Santos, do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado de Maceió (AL), foi quem teve a iniciativa. Ele coordena equipe composta por cinco pesquisadores.

Foram três meses de envolvimento com o projeto, que culminou na criação do Respiral 2.0. “Como militar, fiz um juramento de defender a pátria se necessário fosse, com o sacrifício da própria vida. Sinto-me muito feliz e honrado em poder utilizar meus conhecimentos de engenharia e matemática na criação e implementação desse aparelho. Sensação de dever cumprido, defendendo a Nação deste inimigo invisível chamado Covid 19”, resumiu o Sargento Rodrigo.

O Respiral 2.0 utiliza acionamento pneumático e válvulas solenoides proporcionais, como princípio de funcionamento, para gerar ventilação nos pulmões de forma mecânica. O equipamento possui sensores de fluxo de ar, de pressão e de volume. O aparelho tem uma tela touch screen para configuração de parâmetros por parte do profissional de saúde, de acordo com as necessidades do paciente. “Inicialmente pensei em um equipamento mecânico tendo o Ambu (reanimador manual) como princípio de funcionamento. Mas, para o respirador ter funcionalidades similares às dos existentes no mercado internacional, alteramos para uma arquitetura pneumática”, explicou o militar.

Ele conta que foram dias, noites e fins de semana dedicados à criação do protótipo, visto que o grupo se viu no dever de contribuir em um momento tão delicado para o país.

Além desse projeto, o Sargento Rodrigo também desenvolveu três projetos pioneiros no exército: recuperação da antena do rádio EB11/ERC107, fabricação da antena EB 11-AX5/ERC e fabricação de um dissipador de energia (2004).

Agora que o projeto está pronto, empresas do setor de produtos hospitalares podem utilizar a ideia para fabricar em grande escala e disponibilizar às unidades de saúde.

Operação COVID-19
O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à COVID-19. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia que recebeu o nome de Operação COVID-19.

Divulgao-768x76.jpg

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, tais demandas poderão ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determinará a melhor forma de atendimento.

Por Mariana Alvarenga
Fotos: divulgação

Para acessar fotos da Operação COVID-19, visite o Flickr da Operação.

Saiba mais:
Militares inspecionam embarcações e viaturas na Amazônia Legal
Militares capacitados em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear descontaminam trens urbanos na Paraíba
Distribuição de marmitas, cestas básicas e roupas auxilia quem necessita de apoio em meio à pandemia

Confira os destaques da semana:

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071
[show_course id=”928,929″]
[show_course id=”952,940″]