Orzil News
Brasília, April 26, 2024 3:33 AM

Finanças debate projeto que permite securitização de dívidas de entes federados

Publicado em: 28/05/2018 16:05 | Atualizado em: 28/05/2018 16:05
28/05/2018 – 15h44

Finanças debate projeto que permite securitização de dívidas de entes federados

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta terça-feira (29) para discutir proposta (PLP 459/17, do Senado) que permite que União, estados, Distrito Federal e municípios cedam direitos creditórios ao setor privado. A prática é conhecida como securitização.

A iniciativa do debate é do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), relator da matéria. Segundo ele, o projeto pode potencializar a arrecadação dos entes federados.

O PLP 459/17 autoriza a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios a cederem, com ônus, os direitos originados de créditos tributários e não tributários, inclusive inscritos em dívida ativa.

Pelo texto, o ente federado (por exemplo, um estado) poderá criar uma sociedade de propósito exclusivo (SPE), a quem repassará direitos lastreados em dívidas pendentes de contribuintes, inclusive as que foram parceladas em programas como o Refis. A SPE estará autorizada a emitir títulos vinculados a esses direitos creditórios, os quais serão vendidos para empresas ou fundos de investimentos.

Com a operação, o estado antecipa receitas. Para o investidor privado, a vantagem será comprar os direitos com deságio (desconto) – o projeto não trata de valores para o deságio – ou receber juros da SPE, a depender da configuração adotada.

A receita obtida com a operação será destinada, meio a meio, para a previdência social própria dos entes ou geral (no caso da União) e para investimentos públicos. Ela não poderá ser usada para despesas correntes (gastos com custeio e manutenção das atividades da administração pública), possibilidade vedada pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF – Lei Complementar 101/00).

Convidados
Foram convidados para a reunião:
– Paulo Tafner, economista e pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) da Universidade de São Paulo (USP);
– Rogério Perna, diretor-presidente da Companhia Paranaense de Securitização;
– Jorge Luiz Ávila da Silva, diretor-presidente da Companhia Paulista de Securitização; e
– Thiago Paiva Chaves, da Superintendência de Relações Institucionais da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A reunião será realizada no plenário 4, a partir das 14h30.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Da Redação – MO

REGISTRO AUT. 125985318082018/ORZIL


Cursos Especiais+