Grupo Orzil -

Orzil nas redes

FNDE lança livro “PNAE EM TEMPOS DE PANDEMIA: Ações Inovadoras do Programa Nacional de Alimentação Escolar”

Publicado em: 14/09/2021 - 08:29

Início » . PROGRAMAS DE GOVERNO » .EXECUTIVO » eBooks » EDUCAÇÃO » Notícias » FNDE lança livro “PNAE EM TEMPOS DE PANDEMIA: Ações Inovadoras do Programa Nacional de Alimentação Escolar”

Publicação traz informações compiladas sobre pesquisa realizada com nutricionistas e gestores da alimentação escolar no país

Com a intenção de garantir a alimentação dos estudantes durante o período de suspensão das aulas em decorrência da Covid-19, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), enquanto órgão normatizador do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), autorizou, em caráter excepcional, que os municípios, os estados, o Distrito Federal e a rede federal utilizassem os recursos do programa para a compra e distribuição de kits de gêneros alimentícios diretamente às famílias dos estudantes.

A autarquia continuou com a missão de acompanhar as ações dos estados e municípios na execução do Pnae durante o período de suspensão das aulas presenciais nas redes públicas e o retorno no sistema híbrido. Assim, o FNDE lançou uma pesquisa voltada para nutricionistas e gestores da alimentação escolar em estados e municípios. O levantamento procurou verificar de que forma estava sendo feita a oferta de alimentos aos estudantes, as dificuldades encontradas e as soluções implementadas.

Com as respostas ao questionário foi elaborado o livro “PNAE EM TEMPOS DE PANDEMIA: Ações Inovadoras do Programa Nacional de Alimentação Escolar”. Na obra estão compiladas informações de 3.434 entidades executoras do Pnae em todo Brasil, sendo 3.376 municípios, 38 Institutos Federais de Ensino, 19 estados e o Distrito Federal.

Mesmo com as dificuldades encontradas devido à pandemia, a Coordenação-Geral do Pnae constatou, por meio desses dados, que mais de 60% dos municípios e 70% das secretarias estaduais de educação garantiram alimentação escolar aos estudantes. A pesquisa foi realizada em parceria com os Centros Colaboradores de Alimentação e Nutrição do Escolar (Cecanes) espalhados por todas as regiões do Brasil.

Para o presidente do FNDE, Marcelo Ponte, o lançamento do livro a partir das respostas do questionário mostra a importância do Pnae. “A ideia foi mostrar práticas bem-sucedidas na oferta de alimentos aos estudantes das cinco regiões do país. Essas informações são muito importantes, já que o nosso maior objetivo, nesse período, foi garantir o acesso aos alimentos mesmo durante a suspensão das aulas. No livro, encontramos experiências que nos fazem ter orgulho de trabalhar com essa valiosa política pública”.

A coordenadora-geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar, Karine Santos, afirma que o livro é um material muito importante para a garantia de uma alimentação saudável e nutritiva para os estudantes brasileiros. “Hoje temos orgulho de lançar este livro que certamente ficará para história do nosso país. O livro que trata da alimentação escolar em tempos de pandemia, este período difícil, que nos fez aprender, juntos, com tantos desafios impostos por este cenário”.

“PNAE EM TEMPOS DE PANDEMIA: Ações Inovadoras do Programa Nacional de Alimentação Escolar” está disponível para download no portal do FNDE. Basta clicar aqui.

fonte FNDE