Orzil News
Brasília, April 26, 2024 10:54 AM

Funasa entrega caminhões compactadores de lixo em Minas Gerais

Publicado em: 12/11/2021 08:11 | Atualizado em: 12/11/2021 08:11

Funasa entrega caminhões compactadores de lixo em Minas Gerais

Veículos serão utilizados na melhoria da coleta de lixo em áreas urbanas e localidades do entorno dos munícipios

Por Coordenação de Comunicação

Autoridades durante evento de entrega do caminhão coletor e compactador

Foto: Suest/MG/Funasa

Na última terça-feira (9/11), a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio de sua Superintendência Estadual em Minas Gerais (Suest/MG), entregou um caminhão coletor e compactador para coleta de lixo e tratamento de resíduos sólidos ao município de Andradas, localizado a 496 km da capital mineira.

Com recursos de R$ 220 mil oriundos do Convênio (CV) nº 0364/18, firmado entre a Funasa e o município, o caminhão ajudará os profissionais responsáveis pelo recolhimento de lixo e atenderá 48 mil habitantes da cidade.

De acordo com a superintendente estadual da Funasa, Edicleusa Veloso, a entrega foi uma grande oportunidade para reafirmar o papel da instituição na promoção da saúde e do bem-estar social e ambiental. “Por meio da implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos Urbanos, focamos em uma das principais necessidades do município para atendê-lo, que é a coleta de resíduos urbanos”, destacou.

Entrega em Tombos/MG

No dia 22 de outubro a Funasa entregou outro caminhão coletor ao município de Tombos, oriundo da celebração do Convênio nº 0093/17, que contou com um investimento de pouco mais de R$ 329 mil por parte da fundação. O veículo atenderá não somente a área urbana, mas também os distritos de Catuné e Água Santa de Minas contemplando, aproximadamente, 10 mil pessoas.

Para o prefeito de Tombos, Tiago Lazzaroni, a entrega do caminhão foi muito significativa, pois irá melhorar o serviço de coleta da cidade. “Esse caminhão veio para suprir a demanda de lixo. Tínhamos apenas um veículo que se encontrava em condições precárias e gerava altos custos aos cofres públicos, com sucessivas manutenções. Por isso, reiteramos o compromisso com a população de melhorar a limpeza da cidade para que todos se sintam mais confortáveis. Nosso lema aqui é cidade limpa, povo feliz,” ressaltou.