Orzil News
Brasília, April 26, 2024 3:55 PM

General Ramos toma posse como ministro da Secretaria de Governo

Publicado em: 08/07/2019 15:07 | Atualizado em: 08/07/2019 17:07
Entre as atribuições do cargo figura a articulação da Presidência da República com o Congresso Nacional

04/07/2019 Solenidade de Posse do General Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira, Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República

Solenidade de Posse do general Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira como ministro-chefe da Secretaria de Governo. Foto: Marcos Corrêa/PR

O general Luiz Eduardo Ramos Baptista Oliveira foi empossado nesta quinta-feira (4) pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto. Ele passa a ocupar o cargo de ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República. Entre as atribuições está a de assessorar o presidente na interlocução com os estados, municípios e o Distrito Federal; na articulação política com o Congresso Nacional; no relacionamento com as entidades civis organizadas e na comunicação do Poder Executivo com a sociedade.

“Temos ao nosso lado parlamentares e senadores imbuídos, cientes, cônscios de que juntos nós podemos mudar o destino do nosso Brasil”, opinou o presidente Bolsonaro durante a solenidade de posse. O general Ramos disse estar ciente das responsabilidades do cargo: “Muitas pessoas me disseram que eu teria uma missão difícil e espinhosa. Mas eu considero que o presidente Jair Bolsonaro me deu um presente, um privilégio. Será uma honra fazer a articulação com o Legislativo. Vou poder trabalhar novamente com a Casa do Povo, com o Congresso Nacional”. Ramos foi assessor parlamentar do Comando do Exército entre 2003 e 2005.

Para o presidente Bolsonaro, a experiência de Ramos será fundamental para a parceria com o Congresso na discussão e aprovação de pautas importantes para o país, como a da Nova Previdência. “E ele entra em campo, hoje em dia, num momento em que interessa a todos do Brasil, não apenas, obviamente, ao Parlamento. A Nova Previdência: não temos plano B. Nós, nós todos, o plano é esse, o plano A. E ele entra agora, também, buscando aí soluções para essa questão”, destacou o presidente.

General Ramos

O general Luiz Eduardo Ramos possui, dentre outros, os seguintes cursos: Básico Paraquedista, Ações de Comandos, Forças Especiais, Mestre de Salto, Salto Livre, Aperfeiçoamento de Oficiais de Infantaria (EsAO – 1990), Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME – 1997), Curso de Processo Legislativo no Congresso Nacional, em 2003, e Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEx – 2006). Possui mestrado em Operações Militares e Doutorado em Ciências Militares. No exterior, concluiu o Senior Military Leadership Course, em Oman, Jordânia (2010).

Entre suas diversas missões, foi designado Oficial do Gabinete do Comandante do Exército para exercer a função de assessor parlamentar, de 2003 a 2005, quando assumiu a função de Adido Militar de Defesa em Israel, posto que exerceu até julho de 2007. Exerceu também a função de Force Commander na Missão de Paz do Haiti, onde teve sob seu comando cerca de 10 mil oficiais de 19 países.

Com informações da Secretaria de Governo

[show_course id=”815,832″]