Orzil News
Brasília, April 26, 2024 2:36 AM

Governo Federal entrega 225 veículos à rede socioassistencial de Santa Catarina

Publicado em: 04/02/2021 23:02
Ao todo, 135 municípios são contemplados com carros e micro-ônibus destinados ao atendimento de centros de referência, APAEs e instituições sociais
04022021_mob_suas_capa.jpeg

Nesta quinta-feira (04.02), o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, participaram em Florianópolis da cerimônia de doação de 225 automóveis das estruturas de Mobilidade dos Sistemas Únicos de Assistência Social (MOBSUAS) para 135 cidades catarinenses. A solenidade ocorreu na Universidade Corporativa da Polícia Rodoviária Federal (UniPRF). O governador de Santa Catarina, deputados federais e estaduais, senadores, prefeitos e motoristas da rede socioassistencial estiveram presentes.

A união de esforços entre a bancada de Santa Catarina e o Executivo, por meio do Ministério da Cidadania, permite que a assistência social saia fortalecida. É uma entrega fundamental, pois os carros vão chegar onde ninguém chega, na população lá da ponta”

Onyx Lorenzoni, ministro da Cidadania

As entregas representam R$ 11,63 milhões investidos pelo Governo Federal, repassados por meio de uma emenda parlamentar de bancada de Santa Catarina no valor de R$ 26,4 milhões. O presidente Bolsonaro destacou em seu discurso a importância do trabalho em conjunto do Poder Público para atender a população: “Nós, aos poucos, vamos mudando o Brasil com a participação do nosso Congresso Nacional. Somos independentes pela Constituição, mas, na prática, somos um só povo”.

“A união de esforços entre a bancada e o Executivo, por meio do Ministério da Cidadania, permite que a assistência social de Santa Catarina saia fortalecida”, afirmou o ministro Onyx Lorenzoni. Ele exaltou a importância dos veículos: “É uma entrega fundamental, pois os carros vão chegar onde ninguém chega, na população lá da ponta”.

Os veículos novos serão usados para reforçar a mobilidade, a acessibilidade e o transporte de idosos, pessoas com deficiência e demais usuários do Sistema Únicos de Assistência Social (SUAS). Equipes de referência multidisciplinares que realizam ações, serviços, programas e projetos da assistência social também se beneficiarão.

“A expectativa é humanizar o atendimento e aproximar a assistência social do cidadão que está na ponta, que precisa do atendimento. Assistir é estar mais próximo, é humanizar”, avaliou a prefeita de Itapema, Nilza Nilda Simas. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município será um dos 142 a receber um veículo. “Agradeço ao Ministério da Cidadania e ao Governo Federal, que olha por Santa Catarina neste momento e permite essa assistência humanizada ao cidadão”, completou a prefeita.

Os automóveis serão destinados a equipamentos públicos estatais – Centros de Referência de Assistência Social (CRAS); Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS); Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP); Centros-Dia de Referência para Pessoa com Deficiência e suas Famílias; e Unidades de Acolhimento (Casa Lar, Abrigo Institucional, República, Residência Inclusiva e Casa de Passagem) –, bem como a entidades privadas sem fins lucrativos, como as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) e instituições sociais. Eles fortalecem a Estrutura de Mobilidade no Sistema Único de Assistência Social (MOBSUAS), aprimorando o atendimento a famílias carentes.

Foto: Rafael Carvalho/Min. Cidadania
Foto: Rafael Carvalho/Min. Cidadania

 

É o dinheiro dos nossos impostos que está sendo bem investido, com a preocupação de ajudar a população de Pinhalzinho e de todo o estado. Isso melhora a qualidade para o funcionário trabalhar e ajuda a melhorar o atendimento ao município”

Gilberto Vogt, motorista do CRAS de Pinhalzinho

Motoristas

Gilberto Vogt é motorista do CRAS de Pinhalzinho, município a 592 km da capital. Dois veículos serão destinados à região. “Melhora a qualidade para o funcionário trabalhar e ajuda a melhorar o atendimento ao município”, afirmou. Gilberto foi um dos seis motoristas sorteados para receberem a chave dos carros no evento com o presidente Jair Bolsonaro. “É o dinheiro dos nossos impostos que está sendo bem investido, com a preocupação de ajudar a população de Pinhalzinho e de todo o estado”, comentou.

Esse foi o primeiro lote. Ainda serão entregues 101 veículos MOBSUAS, sendo 61 carros e 40 micro-ônibus, via emenda parlamentar. O deputado federal Daniel Freitas, coordenador da bancada federal de Santa Catarina, ressaltou a importância da emenda: “Os carros chegam em boa hora para ir ao ponto mais distante, atender as pessoas mais necessitadas, levando carinho e atenção nos serviços de assistência social”. Ele também destacou o trabalho em conjunto do Governo Federal e do Legislativo. “A harmonia entre os poderes é fundamental. A união de esforços para que as pautas caminhem tem trazido resultados muito positivos, que melhoram a vida das pessoas.”

O processo de aquisição dos automóveis foi feito de forma centralizada por meio de Ata de Registro de Preços, permitindo redução no tempo e otimização da compra, além de padronizar os veículos.

MOBSUAS

A entrega dos veículos representa um dos principais objetivos do Governo Federal, que é o aprimoramento das ações de políticas sociais, reforçando o compromisso com a população e garantindo que os recursos cheguem a quem precisa.

Desde o início do governo Bolsonaro, já foram entregues 715 veículos – 462 carros de passeio e 253 micro-ônibus.

Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania