Orzil News
Brasília, April 26, 2024 12:03 PM

Governo federal lança pesquisa de Clima Organizacional

Publicado em: 05/08/2020 21:08 | Atualizado em: 06/08/2020 14:08
O estudo será aplicado em setembro a um público alvo que abrange cerca de 600 mil servidores públicos federais ativos
Com o compromisso de modernizar e inserir as melhores práticas em gestão de pessoas na Administração Pública Federal, o Ministério da Economia – em parceria com a consultoria global  Great Place To Work (GPTW), a Escola Nacional de Administração Pública e o Instituto República – aplicará uma pesquisa de Clima Organizacional.

O lançamento da pesquisa ocorreu nesta quarta-feira (5/8), de forma virtual, com transmissão pelo canal do Ministério da Economia no YouTube. Participaram, pelo Ministério da Economia, o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel; o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal, Wagner Lenhart; e o diretor do Departamento de Relações de Trabalho no Serviço Público, Cleber Izzo. O Great Place to Work Brasil foi representado pelo CEO Ruy Shiozawa; participaram também o diretor executivo do Instituto República, Eloy Oliveira; e o presidente da Enap, Diogo Costa.

A pesquisa de Clima Organizacional será aplicada entre os dias 21 de setembro e 12 de outubro, para os servidores públicos civis ativos da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional de todo o país. A participação será voluntária e anônima e será estendida a cerca de 600 mil servidores.

“Esta é uma iniciativa inédita no governo federal. Queremos captar a percepção das pessoas que integram o serviço público e, assim, implementar projetos e ações para a melhoria do ambiente de trabalho e do desempenho dos servidores, permitindo também que eles participem do aprimoramento das políticas de gestão de pessoas”, explica o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal, Wagner Lenhart.

A ideia, segundo Lenhart, é que o estudo seja realizado a cada dois anos para identificar oportunidades de melhorias; subsidiar tomadas de decisões baseadas em dados e evidências; promover a análise e percepção acerca das políticas e práticas organizacionais e buscar o engajamento dos servidores na construção de um melhor ambiente de trabalho.

A Gestão do Tempo em Ambientes de Home Office+
 13 a 14 de Agosto de 2020
 14h00 às 18h00
 Carga Horária de 8 horas
Como organizar o trabalho com eficácia buscando a qualidade de vida. Foco, disciplina e organização, em contextos de home office.

Gestão e Liderança em tempos de Home Office+
18 a 19 de Agosto de 2020
8h00 às 12h00
Carga Horária de 8 horas
Direcionado aos gestores que desejam desenvolver habilidades para conduzir, selecionar, gerenciar, motivar e desenvolver equipes em teletrabalho.

Oratória e Comunicação em Grupos (Palestras e Reuniões em Videoconferência)+
20 a 21 de Agosto de 2020
8 horas – 8h00 às 12h00
Carga Horária de 8 horas
Direcionado aos gestores que desejam desenvolver habilidades de oratória e comunicação em grupo para conduzir palestras, reuniões e videoconferências.