Orzil News
Brasília, April 27, 2024 4:43 AM

INEP: Logotipos do Inep estão disponíveis em novo portal

Publicado em: 25/08/2020 19:08 | Atualizado em: 25/08/2020 19:08
Manuais de identidade visual e logos em formatos variados podem ser baixados nas Centrais de Conteúdo do novo endereço do instituto na internetMIVs reúnem regras para uso dos logotipos do Inep/Rodrigo Campos

Todos os logotipos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e seus respectivos manuais de identidade visual (MIV) estão disponíveis no novo portal do instituto, acessíveis a todos os interessados. Os MIVs reúnem todas as regras para a aplicação do logotipo do instituto e de suas iniciativas, funcionando como guias para a uniformização dos padrões de comunicação visual do Inep.

A disponibilização dos arquivos e das orientações de identidade visual do Inep é recente. O lançamento dos manuais, em março de 2020, fechou um trabalho de gestão de logos iniciado no começo de 2019. A disponibilização dos documentos visa reforçar a imagem institucional do instituto e de suas iniciativas, além de contribuir para a criação de uma cultura de aplicação correta dos elementos estruturais de identidade visual em todos os níveis de informação que o Inep utiliza.

No novo portal, os manuais e logotipos ficam organizados na seção Identidade Visual, no menu Centrais de Conteúdo. São mais de 40 identidades, organizadas entre “Institucional” e as áreas de atuação do Inep. Uma escola que procura o logotipo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo, deve selecionar a aba Avaliações e Exames Educacionais. Já o logo do Censo Escolar, muito usado pelas redes de ensino, fica na aba Pesquisas Estatísticas e Indicadores Educacionais.

Como usar – Os manuais de identidade visual apresentam as versões preferenciais para aplicações institucionais ou em peças de comunicação: reserva de integridade (área de não interferência), redução máxima permitida, escalas cromáticas, tipografia, aplicação sobre fundos e regras para assinatura conjunta. Os documentos estão disponíveis no formato PDF. Já os logotipos estão disponíveis em JPG, PDF e PNG.

A utilização comercial da marca Inep e de todos os seus produtos e serviços sem autorização prévia é expressamente proibida e deve ser comunicada à Coordenação de Editoração e Publicações (Coep) e ao Gabinete da Presidência, por meio da Assessoria de Comunicação Social (Ascom). Os dois setores estão à disposição para esclarecer dúvidas em relação ao uso da marca e devem ser avisados sobre aplicações fora dos padrões especificados nos MIVs pelos e-mails [email protected] e [email protected].

História – A identidade visual do Inep foi criada em 1973, por Aloisio Magalhães, professor da Escola Superior de Desenho Industrial da Guanabara (Esdi). Magalhães é um dos mais renomados designers brasileiros, tendo criado logotipos dos Correios, da Petrobras, do Banco Central, da Caixa Econômica Federal, entre outros. Posteriormente, o Inep desenvolveu a identidade visual de seus principais produtos e serviços, internamente ou por meio de agências de publicidade.

Conheça a seção de Identidade Visual no novo portal do Inep

Assessoria de Comunicação Social

Ao Vivo: Defeso Eleitoral 2020